Dilma acompanha desvio de rio para construção de hidrelétrica

padre ton3005_D2Com a presença da presidenta Dilma Rousseff, o consórcio que constrói a hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), inicia nesta terça-feira (5), às 9h, a operação de desvio do rio Madeira. A usina é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um investimento de R$ 15,1 bilhões. Nessa fase, o rio Madeira deixará seu leito natural e passará pelo vertedouro, uma estrutura com 15 vãos de 20×23 metros cada, que regulará o nível do reservatório quando a hidrelétrica começar a operar. O desvio para a estrutura construída deve iniciar o processo de enchimento gradual do reservatório e a construção da quarta casa de força, que será instalada no leito natural do rio.

O deputado Padre Ton (PT-RO) destacou que Rondônia está contribuindo de forma significativa para o crescimento do Brasil, que precisa atender as demandas por energia, especialmente nos grandes centros do País. “Por isso, nada mais justo do que o governo federal atender nosso estado com políticas de inclusão social, como já vem fazendo, e que podem ser intensificadas”, defendeu Padre Ton.

A construção da usina Santo Antônio foi iniciada em setembro de 2008. A meta é iniciar a geração de energia em dezembro deste ano, com a entrada da primeira unidade geradora em operação, cuja capacidade de potência é equivalente a 71,4 MW. A energia gerada será enviada para uma subestação, que está sendo construída na altura do quilômetro 21 da BR-364, no sentido Rio Branco (AC), sendo disponibilizada para consumo na linha de transmissão da Eletronorte.

Parte da energia gerada ficará em Rondônia e o que não for consumido será direcionado ao Sistema Interligado Nacional, em Araraquara (SP).

Com potência instalada de 3.150,4 megawatts, a usina terá capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP).

Assessoria parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também