Pesquisa Sensus divulgada nesta quarta-feira (27) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra Dilma Rousseff (PT) com 58,6% dos votos válidos(que excluem brancos, nulos e indecisos) e José Serra (PSDB) com 41,4%. Em votos totais (que incluem os brancos, nulos e os indecisos), Dilma tem 51,9% e Serra 36,7%. Os eleitores que disseram votar branco ou nulo foram 4,7% e os que não souberam ou não responderam foram 6,8%.
Para o líder da bancada petista na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), o levantamento apenas confirma o crescimento da afinidade da população brasileira com o projeto da candidata petista. Apesar de liderar a disputa com vantagem, o parlamentar adiantou que a mobilização continuará até os momentos finais para a votação. “Pesquisa não elege candidato. Vamos manter e intensificar a mobilização em todo o País, fazendo caminhadas, apresentando propostas e rebatendo as calúnias apresentadas pelo adversário”, afirmou.
O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 25 de outubro e ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de número 37.609/2010. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Datafolha – Outra pesquisa divulgada na noite de terça-feira (26) pelo Datafolha aponta a candidata petista Dilma Rousseff com 56% dos votos, contra 44% do tucano José Serra. Nos votos totais (que contam brancos, nulos e indecisos), a petista tem 49%, e o tucano, 38%. Em branco, nulo e nenhum somaram 5%, não sabe, 8%.
Recorde de aprovação – O Datafolha também avaliou o governo Lula. A pesquisa apontou, pela terceira semana consecutiva, um patamar recorde de aprovação. Somados os que consideram o governo ótimo ou bom e regular, o governo petista tem 97% de aprovação dos brasileiros. Apenas 3% do eleitorado brasileiro reprova o governo Lula. 83% o consideram ótimo ou bom e 13% avaliaram a administração como regular.
O levantamento do Datafolha ouviu 4.066 pessoas em 246 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Equipe Informes com agências