A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece 14 pontos à frente de José Serra (PSDB) na disputa do segundo turno ds eleições presidenciais. Pesquisa Vox Populi divulgada na madrugada desta terça-feira (19) mostra Dilma com 57% dos votos válidos (quando os votos brancos e nulos são descartados), contra 43% de Serra.
Quando são consideradas as intenções de voto, Dilma tem 51%, e Serra aparece com 39%. Votos brancos e nulos, neste caso, somam 6%, e indecisos, 4%. A margem de erro da sondagem é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Os dados, na avaliação do líder da bancada petista na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), refletem a mobilização deflagrada pelos militantes, governadores, deputados e senadores eleitos afim de desmascarar todas as calúnias que vinham sendo alimentadas contra a candidatura de Dilma. “Esta pesquisa indica um cenário de crescimento. Esse resultado é bastante positivo e demonstra que a máscara tucana começa a cair. A população está conseguindo identificar o discurso bárbaro e atrasado que vem sendo adotado pelos tucanos, para manchar a imagem da candidata escolhida para dar continuidade a todas as transformações iniciadas no governo do presidente Lula”, afirmou.
Apesar do avanço, Ferro disse que os dados devem ser analisados com prudência. O parlamentar comentou ainda a preferência de Dilma na região Nordeste. “Estavam tentando enganar a população. Estamos acabando com as mentiras e o que resta de tudo isso é a percepção das pessoas, especialmente da região Nordeste, de que o Brasil vive uma transformação econômica e social histórica, graças às políticas do governo petista”, afirmou. A expectativa, de acordo com o líder, é de que a diferença entre Dilma e Serra cresça ainda mais, à medida em que forem se aproximando as eleições.
De acordo com a pesquisa, Dilma tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde ganha por 65% a 28%. Já Serra leva a melhor no Sul, onde tem 50% contra 41% da petista. No Sudeste, que concentra a maior parte dos eleitores, Dilma tem 47% contra 40% do tucano.
O Vox Populi ouviu 3 mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. Os resultados, portanto, não consideram o impacto do debate realizado pela Rede TV no último domingo, nem a entrevista concedida por Dilma ao Jornal Nacional ontem à noite. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número 36.193/10.
Recortes – Depois de toda a polêmica envolvendo temas religiosos como o aborto, Serra atingiu 44% entre os entrevistados que se declararam evangélicos. Dilma tem 42%. Entre os que se declararam ateus, Dilma vence por 49% a 36%. Entre os católicos praticantes Dilma tem 54% contra 37% do tucano. No segmento dos católicos não praticantes a petista consegue seu melhor desempenho, 55% contra 37% de Serra.
A petista ganha em todas faixas etárias. Já no recorte que leva em conta a escolaridade dos pesquisados, Serra vence entre os que tem nível superior por 47% a 40% da petista. No eleitorado com até a 4ª série do ensino fundamental Dilma tem 55% contra 38% do tucano.
Serra também vai melhor entre o eleitorado com mais renda. Entre os que declararam ganhar mais de cinco salários mínimos, ele tem 44% contra 42% da petista. Dilma tem seu melhor desempenho entre os mais pobres, que ganham até um salário mínimo, 61% a 31%. Dilma tem índices melhores entre os homens. Conforme o levantamento ela tem 54% contra 38% de Serra no eleitorado masculino e 48% contra 40% do tucano no eleitorado feminino.
No recorte que leva em consideração a cor da pele, Dilma atinge 59% entre os entrevistados que se declararam negros contra 29% de Serra. Entre os brancos, a petista tem 45% contra 44% do tucano. Segundo o Vox Populi, 89% dos entrevistados disseram estar decididos enquanto 9% admitiram que ainda podem mudar de ideia. Entre os eleitores de Dilma a consolidação do voto é maior, 93%. No eleitorado de Serra, 89% disseram que estão decididos.
Equipe Informes com Portal IG