Diap: PT lidera a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

 

jilmartattomarcomaiachinaglia-160812O Partido dos Trabalhadores (PT) continua liderando a lista dos ” Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). No levantamento divulgado nesta quinta-feira (16), com o nome dos 100 parlamentares da elite do Congresso, 28 são do PT.

O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), e o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), estão entre os 18 deputados citados como mais influentes do Parlamento. A lista inclui ainda 10 senadores petistas. O  PMDB ocupa a segunda posição na lista do Diap, com 16 parlamentares.

Para Jilmar Tatto, a liderança do PT na elite do Parlamento brasileiro mostra o preparo dos quadros do partido. “Estamos no ranking da lista porque temos projetos partidários e pensamos o Brasil de forma republicana”, completou.

Desde 1995 o DIAP faz anualmente uma avaliação da atuação dos parlamentares para definir aqueles que, segundo a entidade, conseguem se diferenciar dos demais pelas suas habilidades. A pesquisa considera a capacidade dos parlamentares em serem protagonistas no processo legislativo como debatedores; articuladores/organizadores; formuladores; negociadores; e formadores de opinião.

Para a escolha dos 100 “Cabeças do Congresso” de 2012 a pesquisa do Diap considerou apenas os parlamentares que estavam no efetivo mandato no período da avaliação: de fevereiro a julho de 2012. Assim, mesmo sendo influente, quem estava licenciado do mandato no primeiro semestre deste ano não faz parte da publicação.

Petistas – Além dos deputados Jilmar Tatto, Marco Maia e Arlindo Chinaglia, fazem parte da elite do Congresso Nacional os deputados do PT: Amauri Teixeira (BA); André Vargas (PR); Cândido Vaccarezza (SP); Carlos Zarattini (SP); Dr. Rosinha (PR); Fernando Ferro (PE); Gilmar Machado (MG); Henrique Fontana (RS); João Paulo Cunha (SP); José Guimarães (CE); Nelson Pelegrino (BA) – atualmente licenciado; Odair Cunha (MG); Paulo Teixeira (SP); Ricardo Berzoini (SP); e Vicentinho (SP).

Em ascensão – A pesquisa do DIAP considera ainda os parlamentares que, pelos critérios da entidade, estão “em ascensão” e que poderão futuramente entrar para a elite do Congresso Nacional. O PT também lidera a lista dos 50 parlamentares que estão em ascensão com 13 deputados. São eles: Alessandro Molon (RJ); Benedita da Silva (RJ); Cláudio Puty (PA); Domingos Dutra (MA); Erika Kokay (DF); Fátima Bezerra (RN); José Mentor (SP); Márcio Macêdo (SE); Paulo Ferreira (RS); Paulo Pimenta (RS); Policarpo (DF); Reginaldo Lopes (MG); e Rogério Carvalho (SE).

Senadores – Os dez senadores petistas que estão na elite do Congresso Nacional são: Delcídio do Amaral (MS); Eduardo Suplicy (SP); Humberto Costa (PE); Lindberg Farias (RJ); Jorge Viana (AC); José Pimentel (CE); Marta Suplicy (SP); Paulo Paim (RS); Walter Pinheiro (BA); e Wellington Dias (PI).

Vânia Rodrigues, com Site do Diap

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo