A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou em plenário a passagem do Dia Nacional da Mulher, 30 de abril. “Saúdo as mais de 100 milhões de mulheres brasileiras, que lutam diariamente pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária e de oportunidades”, disse.
Neste dia, ressaltou a parlamentar petista, “podemos fazer uma reflexão do Brasil que estamos construindo, um País de oportunidade e igualdade, acima de tudo, que está fazendo valer, a cada dia, o direito das mulheres. Parabéns a nós, mulheres brasileiras”.
Dentre as conquistas femininas, Benedita da Silva destacou o direito ao ensino superior, o ingresso no serviço público, o direito ao voto, a criação da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher, Lei Maria da Penha, entre outras.
Instituída há mais de 30 anos, a Lei 6.971/80 presta homenagem a Jerônima Mesquita, uma das primeiras líderes do movimento feminista brasileiro.
Jerônima foi símbolo da luta pela inserção da mulher na sociedade, esteve à frente do Movimento Bandeirante e contribuiu na criação do Conselho Nacional das Mulheres.
Gizele Benitz