O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e o aniversário de 10 Anos do Comitê de Gestão Socioambiental – EcoCâmara – serão celebrados na Câmara com uma ampla programação, que inclui sessão solene, exposições, oficinas, seminário, palestra e distribuição de mudas.
A abertura oficial das celebrações será na terça-feira (4), às 15h, no Hall da Taquigrafia, com o lançamento da exposição “Cerrado: uma riqueza ameaçada”, que vai ocupar o Espaço do Servidor. A partir de segunda-feira (3), no entanto, já haverá atividades comemorativas.
A exposição “Cerrado: uma riqueza ameaçada” apresenta informações sobre a importância desse bioma para o desenvolvimento socioambiental do Brasil e denuncia a velocidade com que suas riquezas vêm sendo destruídas nas últimas décadas. Realizada em parceria com a Rede Cerrado, a mostra que abre a programação poderá ser vista até o dia 20.
Na quarta-feira (5), às 10h, as homenagens e comemorações têm lugar no Plenário Ulysses Guimarães, onde as duas datas serão lembradas em sessão solene. No mesmo dia, às 18h30, será exibido, no Auditório Nereu Ramos, o documentário “Ecos de um Futuro Brasil”.
Já na quinta (6), durante todo o dia, no Plenário 8, haverá um seminário de preparação para a Conferência Nacional de Meio Ambiente, com o tema Desafios para Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Na sexta-feira (7), as atividades começam às 9h30, com uma palestra, no Auditório do Cefor, sobre as principais ações socioambientais da Câmara, seguida de visitas técnicas a espaços como o Pátio de Resíduos e o Viveiro Aberto. A programação é voltada para grupos interno e externo pré-agendados.
Também está previsto um curso de Atualização da Legislação Ambiental, no dia 10 de junho, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, no Plenário 2.
Durante toda a semana (3 a 7), quem for ao jardim do 10º andar do Anexo IV, das 9h às 18h, irá conferir a mostra “Orquídeas: A Natureza das Cores”. O Viveiro (atrás do estacionamento do Anexo IV), por sua vez, vai abrigar as exposições fotográficas “Arborescer” e “Pássaros na Câmara”, de Pedro Carneiro. As duas mostras poderão ser vistas das 10h às 16h.
Agência Câmara