O deputado Marcon (PT-RS) registrou em plenário a passagem do Dia Mundial da Terra, 22 de abril. “Em 2014 as comemorações incidem sobre o tema Cidades Verdes, visando a mobilização para a criação de ambientes sustentáveis em todo o mundo”, explicou o petista.
“À medida que a população urbana cresce e, por consequência, os efeitos das alterações climáticas agravam, urge a necessidade de investir na eficiência das energias renováveis, reconstruir as nossas cidades e vilas e começar a resolver a crise climática”, enfatizou Marcon.
Quanto ao campo, no mundo e, em especial, no Brasil, acrescentou o parlamentar petista, “existe uma grande concentração de posse de terras, que impede e ameaça as comunidades tradicionais e a agricultura familiar, pois a terra passa a ser vista como base de produção de plantações que possam ser exportadas como commodities (mercadoria que apresenta características de matéria-prima ainda em estado bruto e que tem grau mínimo de industrialização). Assim, a concentração de posse de terras nas mãos de poucos ocorre no capitalismo”, afirmou o deputado Marcon.
Gizele Benitz