Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é lembrado em plenário

benedita-domigos-amauri_D1Parlamentares da bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta segunda-feira (21) para registrar a passagem do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que embora tenham importantíssimos os esforços empreendidos, principalmente na última década, “a democracia racial plena continua muito distante”.

O problema racial brasileiro, acrescentou a parlamentar petista, “tem ultrapassado os séculos e chegou até nossos dias sem que tenha sido totalmente solucionado”.

Na avaliação de Benedita da Silva, “comemorações como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial não podem ser jamais negligenciadas, até porque, numa perspectiva histórica, a palavra luta, que está no título, para nós, negros e índios brasileiros, apenas começou”.

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) destacou que a data tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade e dos Governos para o fato de que “é necessário eliminar toda e qualquer forma de discriminação, principalmente aquela que tem origem em raça”.

“Temos que fazer o esforço de combater a discriminação contra os negros, contra as negras, contra os ciganos, contra as ciganas, contra os índios, contra as índias. Enfim, o nosso sonho é o de construir uma sociedade justa, humana, igualitária, eliminando toda e qualquer forma de discriminação que haja na sociedade, quer seja de cor, quer seja de religião, quer seja de opção sexual, quer seja por algum defeito físico”, disse Dutra.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) cumprimentou “todas as entidades culturais e políticas da Bahia e do Brasil que militam contra a discriminação racial, especialmente as entidades que, através da cultura, buscam transformar a condição do negro no meu Estado, a Bahia, como o Olodum, o Ileaê, o Malê Debalê e tantas outras”.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é celebrado em memória do massacre de Shaperville.

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Gizele Benitz

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100