Dia Internacional da Saúde é lembrado na tribuna por Luci Choinacki

luci-plenario

Para destacar a importância do Dia Internacional da Saúde, comemorado em 7 de abril, a deputada Luci Choinacki (PT-SC) subiu à tribuna para celebrar as conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil: “Esse é um dos programas mais importantes do mundo, em que qualquer pessoa tem atendimento universal”.

Para a deputada, a presidente Dilma Rousseff tomou decisões importantes, como investir na saúde básica e trazer o Mais Médicos para o Brasil. “Os benefícios que o programa Mais Médicos trouxeram à população brasileira incomodaram alguns que não queriam que os pobres não tivessem atendimento e abriu espaço para que as pessoas pudessem cadastrar e se inscrever para ser atendidos nos municípios do interior e nas comunidades mais pobres. Atualmente, mais de 70 milhões de brasileiros são atendidos pelo SUS. Filas existem, e isso significa que o povo será atendido.”

A deputada, que tem trabalhado na Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica, também destacou a sua luta para que os brasileiros possam se alimentar de alimentos mais saudáveis, a fim de também promover a saúde e a qualidade de vida. “Os avanços que temos alcançado é para que a população tenha um sistema de saúde não apenas curativo, mas também preventivo. Saúde, a gente não compra, então cuidar dela é uma obra muito importante, e a gente sabe, quando ocorre um problema, como a saúde faz falta.”

Luci Choinacki ainda relembrou dos tempos difíceis de sua infância, quando o acesso à saúde era privilégio de uma minoria. “Quando era menina e a minha mãe ficou doente no hospital por muito tempo, meu pai teve que vender o último pedacinho de terra para pagar o hospital e poder tirá-la de lá, porque não tinha atendimento à saúde, às famílias rurais, aos pobres do Brasil.”  

Késia Paos (estagiária de jornalismo)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também