Dia do Professor: Petistas destacam conquistas na educação mas pedem valorização salarial da categoria

solene-proessor-151013

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Dia 15 de outubro é a data em que se comemora o Dia do Professor. Para homenagear esse profissional que simboliza conhecimento, educação e transformação, a Câmara dos Deputados promoveu nesta terça-feira (15) sessão solene. A deputada Iara Bernardi (PT-SP), professora e militante histórica do movimento em defesa da valorização do magistério, discursou na sessão representando a bancada do PT. “Esta data deve ser lembrada e comemorada por todos, pois os professores exercem atividades de suma importância para o desenvolvimento do País”, ressaltou Iara Bernardi. 

Segundo a parlamentar, a luta dos professores pela valorização da sua profissão sempre foi “árdua” e “emblemática”. Ela chamou a atenção para a necessidade da mobilização desses profissionais para fazer valer o estabelecimento de um Piso Salarial Profissional Nacional para a categoria.

“É fundamental defender o piso salarial porque a valorização dos profissionais em educação é condição para garantia da qualidade do ensino. O piso nacional tem importante função na equalização da educação nacional, tão marcada por iniquidades regionais”, afirmou.

Iara Bernardi ressaltou também a contundência da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, na defesa e na valorização dos profissionais da educação. Ela se referiu à sanção à lei que destina os royalties do petróleo para investimentos na área da educação. 

A deputada ressaltou também o papel da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que, segundo ela, tem atuado para a manutenção dos cálculos para atualização do Piso Salarial Nacional.  A petista destacou o papel da Ação Educativa que também defende a implementação, na integralidade, da  Lei do Piso.

“Há uma convergência de opiniões de representantes dos diversos setores da sociedade de que garantir o pagamento de salários dignos ao magistério, se constitui numa das mais importantes iniciativas, considerando que o desempenho do professor e o seu preparo são decisivos para a melhoria da educação”, disse.

Recentemente a parlamentar petista assumiu a presidência da Subcomissão Permanente de Financiamento da Educação que tem como tarefa a busca de solução que garanta a aplicação do piso salarial dos professores.  Para Iara Bernardi, “a sociedade brasileira precisa avançar cada vez mais no respeito e no reconhecimento do professor, este profissional tão marcante em nossas vidas”.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadora do Núcleo de Educação da Bancada do PT, saudou o professor pelo seu dia “celebrando as conquistas presentes, mas conclamando às lutas futuras simbolizadas hoje no desafio principal  que é aprovar o Plano Nacional de Educação”, disse.

A deputada enfatizou que ao longo dos 10 anos dos governos do presidente Lula e, agora, da presidenta Dilma, a Bancada do PT e os governos do PT têm o que celebrar, do ponto de vista de um legado que está sendo construído em defesa da educação brasileira com a participação da sociedade civil, dos movimentos sociais. “Esse legado se expressa em iniciativas como, por exemplo, o Fundeb, o ProUni, a emenda 59 que universalizou o ensino da educação infantil ao ensino médio,  a Lei que institui o piso nacional do magistério…. Este legado se expressa com a medida mais recentemente aprovada que foi o projeto que destina os recursos dos royalties do petróleo para a educação”, finalizou a deputada.

O deputado  Newton Lima (PT-SP), que é professor universitário e tem uma trajetória de luta pela educação pública e de qualidade, também homenageou os professores. “Nos 25 anos da nossa Constituição um dos capítulos mais progressistas é o da educação, pois consagramos princípios fundamentais que estamos, inclusive, aperfeiçoando. E os governos do PT, nos últimos 10 anos, têm mostrado mais do que os discursos tradicionais pró-educação, mas como se age com propostas concretas em relação a esse tema. O piso dos professores, por exemplo, foi um passo muito importante. A meta 17 que o presidente  Lula encaminhou e que agora está no Senado, prevê que o salário dos professores possa, em seis anos, dobrar de valor para que possamos atingir a média de mercado e atrair mais jovens para o magistério é outro exemplo. Outro ponto para destacar são os royalties do petróleo para a educação. Uma conquista extraordinária!!!”, disse.

Par o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), “já avançamos muito no Brasil em relação ao tema da educação. Ampliamos a oferta de vagas, o número de universidades, o número de institutos federais, destinando recursos dos royalties para a educação, no Plano Nacional de Educação, que está no Senado, avançamos na educação infantil e no número de creches. Mas, ainda precisamos avançar no elemento central na educação que é o professor. Temos que achar um caminho para que o professor tenha uma remuneração digna e uma valorização profissional, além de condições de trabalho”, disse.

LEIA MAIS

Benildes Rodrigues e Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100