O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta segunda-feira (19), Dia do Indio, na Aldeia Maturuca, em Roraima, da festa em comemoração à homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. As festividades, que começaram no dia 15, lembram os mais de 30 anos de luta pelo reconhecimento da região como terra indígena em área contínua. A homologação da demarcação da reserva de 1,7 milhão de hectares foi feita pelo Governo Lula em 2005 e confirmada no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o deputado Eduardo Valverde (PT-RO), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, a presença do presidente Lula homenageia e ressalta a luta dos índios brasileiros. “A demarcação da Raposa Serra do Sol foi um marco na luta indígena brasileira. Ao promove -la, o presidente Lula garantiu às populações indígenas o processo de desenvolvimento com sustentabilidade”, disse Valverde.
O deputado Carlos Abicalil (PT-MT), também integrante da Frente Parlamentar, disse que, “simbolicamente, a presença do presidente Lula em Roraima significa uma defesa contundente dos direitos dos povos indigenas”.
Participam da festa cerca de 15 mil convidados, entre indígenas, autoridades, parceiros e aliados da causa indígena. O tema da comemoração é “Terra Nossa Terra Livre – A vitória dos netos de Makunaima”.
A região de Raposa Serra do Sol é a habitação ancestral dos povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Taurepang e Patamona, com população estimada em cerca de 20 mil índios. Fica localizada ao norte de Roraima, fazendo fronteira com a Venezuela e a Guiana Inglesa.
Gizele Benitz