A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) discursou nesta quinta-feira (27) para enaltecer o Dia Nacional do Empregado Doméstico, comemorado na data de hoje. Ela fez uso das palavras da Presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), Luiza Batista, para manifestar seu sentimento nesta data.
“A data de hoje é um misto de alegria e tristeza. Alegria por termos uma história de luta que muito nos orgulha e que não foi fácil para aquelas companheiras que, mesmo iniciando uma luta sem dinheiro, sem liberação nos locais de trabalho e com pouca compreensão de organizar um sindicato, tiveram força para que o seu trabalho fosse reconhecido e valorizado. E tristeza, obviamente, pela perda dessas recentes conquistas”, disse.
Benedita lembrou a votação, na noite de quarta-feira, da Reforma Trabalhista que atinge em cheio a categoria. “Infelizmente, após muitos anos de luta para que essa categoria conquistasse, recentemente, os seus direitos trabalhistas básicos, não temos nada para comemorar no dia de hoje, pois o governo ilegítimo de Michel Temer, através de sua base, aqui no Câmara dos Deputados, enterrou sonhos e direitos da classe trabalhadora”, disse a deputada .
Benedita, como forma de protesto, “como deputada federal, assistente social, ex-empregada doméstica e principalmente como cidadã brasileira parabenizo às trabalhadoras domésticas dos quatro cantos desse país e conclamo todos os trabalhadores e trabalhadoras para que ocupem, nesta sexta-feira, as ruas e praças do nosso país e grite bem alto: Não à Reforma da Previdência, Não à Reforma Trabalhista, Não à Terceirização, pois não aceitaremos nenhum direito a menos. E, é claro, Fora Temer!”, concluiu.
PT na Câmara
Foto: GustavoBezerra/PTnaCâmara