Dia do Colono: Deputada defende valorização do agricultor

agricultorluciNesta quinta-feira (25), comemora-se o Dia do Colono e do Motorista. Uma data que deve ser reverenciada, devido o importante papel que estes cidadãos desempenham dentro da sociedade. A deputada Luci Choinacki (PT-SC), aproveitou  a ocasião para parabenizar estes trabalhadores, em especial, o agricultor e a agricultora que não medem esforços para garantir alimento na mesa do povo brasileiro.

É importante lembrar, também, que no domingo, 28, é Dia do Agricultor. Colono e agricultor são trabalhadores com funções distintas, mas trabalham com o mesmo objetivo: o cultivo da terra.

A deputada, Luci, é filha de agricultores e durante sua vida sempre se dedicou à agricultura. “Minha trajetória  se iniciou no campo. Fui agricultora e sempre participei de movimentos sociais do campo, como o Movimento Mulheres Agricultoras (MMA), Movimento Sem-Terra (MST), Movimento Atingidos pelas Barragens (MAB), sindicatos rurais e também fui membro da Pastoral da Terra”, ressalta a deputada.

Conhecedora da realidade da classe trabalhadora rural, a deputada Luci fala sobre a importância da organização social e da participação do agricultor no processo político. “O agricultor precisa ser valorizado e ter seus direitos garantidos. Juntos, lutamos pela aposentadoria do homem e da mulher agricultora, pela reforma agrária, pelos assentamentos e outros direitos da agricultora familiar e do pequeno agricultor”, afirma Luci.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes à agricultura familiar, em 2006, existiam, no Brasil, 4,3 milhões de estabelecimentos no campo. Calcula-se que cada estabelecimento seja composto por quatro pessoas. Este contingente da agricultura familiar já teve muitas conquistas.

Veja abaixo as principais conquistas do homem do campo:

– Lei 11.326, de 2006, que estabelece o trabalho no campo como uma profissão;

– Lei 11.231, de 1991, que inclui os trabalhadores rurais como beneficiários da Previdência Social;

– Conquista de programas, como: Programa Luz para Todos, Programa de Habitação Rural, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

REIVINDICAÇÕES

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), todo ano, agricultores se reúnem para o Grito da Terra Brasil. Nos dias 21 e 22 de maio, ocorreu a 19ª edição do evento que reuniu quatro mil trabalhadores rurais, em Brasília. Na oportunidade, foi entregue à presidente, Dilma Rousseff, a pauta de reivindicação.

Abaixo as principais reivindicações da pauta:

– Implementação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), como principal instrumento de implementação da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO).

– Retomada da Reforma Agrária;

– Universalização do Sistema Único de Saúde (SUS);

– Educação específica para o campo;

Assessoria Parlamentar

Foto: Hernandes Werner

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex