Parlamentares da bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, para homenagear as mulheres brasileiras, em especial, a mandatária do País, presidenta Dilma Rousseff vítima de ataques de setores da sociedade.
Margarida Salomão (MG): “Hoje, no Dia Internacional da Mulher, eu quero levar um grande abraço à nossa companheira, presidenta Dilma, que tem sofrido profundamente, entre outras coisas, por ser mulher. A maneira como se desmoraliza, se achincalha sua liderança, é uma expressão de machismo, de patriarcalismo, de falta de compreensão democrática que nos envergonha”.
Padre João (MG) – “Nossa saudação às mulheres, em especial à Presidenta Dilma Rousseff que está sendo perseguida por uma oposição irresponsável e inconsequente, por uma mídia golpista, por um Judiciário que precisa se resguardar e fazer valer a justiça em relação a gênero e classe social”.
Leo de Brito (AC) – “Faço uma homenagem especial à nossa Presidente Dilma que, neste momento, vem sofrendo a iminência de um golpe institucional por parte da oposição. Deixo aqui meu abraço fraterno à nossa ex-primeira-dama, Marisa Letícia, que assim como a presidenta Dilma, vem sofrendo uma verdadeira caçada inconstitucional e ilegal. E, também, à assessora, Socorro Dachi, vítima de prisão arbitrária e violenta pela PM do DF na manifestação da última sexta-feira”.
Benedita da Silva (RJ) – “Hoje é um dia muito especial principalmente para as mulheres que estiveram nas ruas no final de semana na defesa de Luiz Inácio Lula da Silva e pela democracia. Com este pronunciamento quero prestar essa homenagem, não somente à Presidenta Dilma, como também à D. Marisa, esposa de Lula”.
Valmir Assunção (BA)- “Aproveito o dia de hoje para parabenizar e homenagear todas as mulheres que, neste País, vêm lutando cada vez mais para terem oportunidades e para terem os seus direitos respeitados. Em especial, quero saudar as mulheres trabalhadoras rurais, sobretudo as sem-terra, que têm trabalhado muito para viabilizar a reforma agrária, para os seus filhos terem acesso à educação, ao trabalho, à infraestrutura, à saúde”.
Luiz Couto (PB) – “Parabéns a todas as mulheres que, dia após dia, conquistam respeito no mundo. Para tanto, lutemos por mais garantias às mulheres em busca de seu fortalecimento, segurança e sua plena participação, em condições de igualdade, em todas as esferas sociais, bem como nos processos de decisão”.
Assis Carvalho (PI) – “Quero, neste dia de reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher, parabenizar todas as mulheres do meu País e do meu Estado. Quero destacar, também, a agressividade e a vergonha que ocorreu na última sexta-feira, quando uma mulher, D. Marisa Letícia, teve a sua casa invadida pela Polícia Federal. Todo nosso repúdio à truculência da PF e nossa solidariedade a essa mulher guerreira”.
Benildes Rodrigues