Dia da Consciência Negra: Petistas prestam homenagens e defendem sociedade igualitária

embaixadoresnegros-201113

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta quarta-feira (20) para homenagear o Dia da Consciência Negra. O 20 de Novembro foi  escolhido por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares e está incluído na programação da  semana da Consciência Negra.

Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) o Dia da Consciência Negra “reacende a chama da luta por um Brasil sem racismo, sem violência contra as mulheres negras, homossexuais, em defesa dos quilombolas”. Ela lembrou ainda os avanços obtidos nos governos Lula e Dilma, como o Estatuto da Igualdade Racial e a Lei de Cotas.

 O deputado Fernando Marroni  (PT-RS) destacou que nos últimos 10 anos a vida do povo negro no Brasil teve avanços significativos, tanto na renda como no emprego. “Mas este povo continua a conviver com a discriminação no dia a dia, e temos que avançar muito para que tenha os mesmos direitos do povo branco e possamos  viver numa sociedade sem discriminação”, disse.

O deputado Marcon  (PT-RS) lembrou Zumbi dos Palmares e afirmou que o Dia da Consciência Negra deve ser um incentivo para continuar a luta pela igualdade e contra o preconceito. “Não só devemos comemorar este dia como marca da luta pela liberdade e contra a escravidão durante o período colonial como também é necessário reafirmar permanentemente a luta contra o preconceito racial e pela igualdade de direitos e oportunidades”.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) ressaltou a importância da data e lembrou que no mês de novembro a capital da Bahia, Salvador, “transforma-se em palcos das artes, que mostra a variedade das atividades do povo negro, quer seja na dança, na música, na poesia, na sua religiosidade, numa espécie de celebração da riqueza e da diversidade da cultura afrodescendente”.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) também reverenciou a data e citou pesquisa recente divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e que revela que a cada três homicídios no Brasil, em dois deles a vítima é negra. “Para além das causas socioeconômicas, a maior razão das mortes violentas dos negros, diz a pesquisa, é o racismo”, afirmou o petista.

O deputado Vicentinho (PT-SP) saudou o dia “da imortalidade de Zumbi dos Palmares, dessa luta magnífica em defesa da liberdade e da dignidade”.

Para Francisco Chagas (PT-SP), o  20 de novembro é um dia que marca a história do povo brasileiro. São 300 anos de escravatura e até hoje estamos lutando para superar a consciência, ainda presente na memória  desse povo, de sofrimento, de isolamento político, que precisamos superar”.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100