Dia da Consciência Negra é momento de reflexão sobre justiça social

PAULAO-PLENARIP

FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA

O deputado Paulão (PT-AL) registrou em pronunciamento no plenário a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. “Neste dia lembramos a morte de uma das maiores lideranças internacionais no campo étnico racial,  que é Zumbi dos Palmares,  cruelmente assassinado no dia 20 de novembro de 1695, quando completava 40 anos”, disse.

Na avaliação do parlamentar petista, a data é uma oportunidade para refletir sobre igualdade racial e justiça social no Brasil. “Mesmo transcorridos 319 anos, a luta pela igualdade ainda se faz necessária, porque enfrentamos, em pleno século 21, problemas como preconceito racial e ódio a nordestinos, práticas totalmente condenáveis numa democracia moderna.  Ironicamente, o Estado onde viveu Zumbi, Alagoas,  é também o local onde os negros são as maiores vítimas de homicídios”.

Paulão citou estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e que revela que no estado de Alagoas são assassinados 17,4 negros para cada vítima de outra etnia. “Em todo o Brasil, cerca  de 39 mil negros são assassinados todos os anos, enquanto as pessoas de outra cor somam 16 mil vítimas”, disse.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também