Dia da Consciência Negra é celebrado com ato e cobrança de mais ações pela igualdade racial

 consciencianegra

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, em parceria com a Frente Parlamentar em Apoio aos Povos Indígenas, a Frente Parlamentar pela Igualdade Racial, entidades da sociedade civil e órgãos do governo federal, realizou, nesta quarta-feira (20), um ato para comemorar o Dia da Consciência Negra na Câmara dos Deputados.

A atividade foi coordenada pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que chamou a atenção para o alto número de homicídios de jovens negros, que resulta no que é conhecido como “o genocídio da juventude negra”.

Para um dos oradores do ato, o deputado Padre Ton (PT-RO), a data serve para celebrar a consciência pela igualdade racial e para denunciar a violência e a discriminação contra o povo negro, assim como contra os povos indígenas. O parlamentar de Rondônia destacou o projeto de lei (PL 6738/13) que reserva 20% das vagas nos concursos públicos federais para candidatos negros. “Esse projeto é muito importante. Nos cargos públicos que requerem nível superior, os negros representam apenas 21%, enquanto nos postos auxiliares os negros representam 65%. Precisamos mobilizar a sociedade e o Parlamento para garantir a aprovação desse projeto”, sugeriu Padre Ton, que preside a Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) saudou a data, mas enfatizou que o aspecto simbólico, anteriormente vinculado apenas à abolição da escravidão, não é suficiente. “Hoje é um dia especial. Nós não aceitamos o 13 de maio, no qual foi assinada uma lei que não garantiu a inclusão social e a igualdade, que é o que queremos e por isso cobramos políticas públicas que promovam isso”, afirmou a parlamentar paulista.

Outro participante do ato, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), avalia que o Estado brasileiro possui uma grande dívida a ser paga com o povo negro. “O Brasil foi o último país do mundo a acabar com a escravidão e isso é uma vergonha que carregamos. Para saldarmos essa dívida com uma parcela enorme da população, precisamos implementar uma série de medidas que permitam a verdadeira inclusão social, a verdadeira igualdade e a verdadeira democracia”, disse Molon.

Também estiveram no ato, que contou com apresentações musicais e de capoeira, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e os deputados Amauri Teixeira (PT-BA), Eudes Xavier (PT-CE) e Nilmário Miranda (PT-MG).

Rogério Tomaz Jr.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex