Dia da África também marca cinco anos de criação de universidade de integração afro-brasileira

Unilab brasil

Dia da África Neste dia 25, data em que se comemora o Dia da África e os cinco anos de existência da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), os deputados petistas do Ceará, José Aírton Cirilo e Odorico Monteiro exaltaram a inciativa do ex-presidente Lula de criar, em 2010, esse marco histórico da relação Brasil-África.  A universidade, que fica no município de Redenção, no Estado do Ceará, tem como objetivo a integração de culturas diversificadas entre países africanos, que têm o português como língua oficial. 

A cooperação abrange os países lusófonos da África como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe.  Soma-se a esse contingente o Timor Leste, considerado, geograficamente, um país asiático.

 “O presidente Lula resgatou uma relação histórica muito importante. O maior símbolo de integração entre esses povos é a Unilab. É uma universidade que tem cumprido papel importante na formação e preparação de quadros de todas essas pátrias”,  reconheceu José Aírton.

O deputado disse ainda que esse novo olhar que o governo brasileiro imprimiu vai além das referências históricas e de idioma. “Essa cooperação aprofunda as relações econômicas, políticas e culturais com esses países, marcados por desigualdades”, afirmou José Aírton. Para ele, o Brasil tem sido referência e “deu um passo importante na integração entre os povos que contribuíram com a nossa formação histórica”. 

Para o deputado Odorico Monteiro, a criação da Unilab resgata a relação solidária com a África.  “Iniciamos um processo inverso, diferente  daquele provocado pela escravidão. Além do resgate, o Brasil faz uma autocrítica do ponto de vista histórico, moral e político importante. Portanto, a inciativa do  presidente Lula é revolucionaria porque colocou o Brasil na rota de integração e solidariedade entre os povos”, observou Odorico Monteiro.

Histórico – A Unilab foi criada em 20 de julho de 2010, por meio da Lei 12.289, sancionada pelo governo do ex-presidente Lula.  A justificativa, à época, para a escolha do Nordeste foi, em virtude de, ao longo do processo civilizatório, ter, na sua história, a marca da desigualdade.

Já o município de Redenção teve a escolha assegurada por apresentar, dentro do foco do projeto, um “forte” simbolismo.  Foi na Vila de Acarape, antiga denominação de Redenção, que foram libertos da escravidão, 116 homens e mulheres, em janeiro de 1883, antecipando em 5 anos o fim do período da escravatura em território brasileiro. Assim, no campus de Redenção repousam os valores de liberdade, justiça e igualdade que inspiram o projeto da Unilab.  

Benildes Rodrigues com Instituto Lula 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100