Dia-a-dia de Lula em Minas Gerais

O Vale do Aço – um dos berços do Partido dos Trabalhadores – foi o lugar escolhido pelo ex-presidente Lula para o início da sua caravana por Minas. A jornada começou na na segunda-feira (23), em Ipatinga com o ato “Em defesa da soberania nacional”. A caravana percorreu ainda o Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha, passou pelo Norte de Minas, Região Metropolitana de Belo Horizonte e encerrou a maratona em um grande ato na capital mineira, ontem (30).

foto: Ricardo Stuckert

Ações ambientais

Terça-feira (24), segundo dia da caravana Lula Por Minas Gerais, o ex-presidente visitou o viveiro de mudas feito pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra cujo objetivo é recuperar áreas degradadas pelo rompimento da barragem da Samarco, responsável pela devastação do rio que dá nome à região.

O ex-presidente Lula esteve Teófilo Otoni, no vale do Mucuri, onde viu de perto as mudanças promovidas por seu governo na área da educação. Em Governador Valadares, as matrículas no ensino superior cresceram de 7.447 para 11.285, entre 2003 e 2014. Em Teófilo Otoni, mais de 12 mil pessoas conseguiram entrar no Pronatec.

foto: Ricardo Stuckert

Ponte do Rio Jequitinhonha

No terceiro dia da caravana, quarta-feira (25), o ex-presidente Lula concedeu entrevista à Rádio Teófilo Otoni AM e criticou o governo ilegítimo de Michel Temer. Nesse dia a Câmara analisava a segunda denúncia contra o presidente golpista. “O Temer gastou para aprovar a PEC de limite de gastos. Por que ele não limita os gastos para comprar deputado?”, afirmou Lula.

Lula foi a Itinga reencontrar uma promessa de 89, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha. “Fiquei emocionado de encontrar o companheiro balseiro. Lembro do sonho dessa ponte”, disse. Itinga foi uma das primeiras cidades a receber Lula após a posse como presidente da República.

 

Paradas inesperadas

A caravana Lula por Minas Gerais saiu cedinho da cidade de Teófilo Otoni rumo ao município de Itaobim. A chegada a Itaobim, no entanto, demorou um pouco mais que o previsto. Moradores de três cidades pararam o ônibus da caravana na estrada para ver Lula de perto. O ex-presidente fez questão de descer do ônibus. As paradas ocorreram nas cidades de Catuji, Padre Paraíso e Ponto dos Volantes.

Políticas transformadoras

Lula visitou na manhã de quinta-feira (26) – quarto dia da caravana –  o campus de Araçuaí do Instituto Federal do Vale do Jequitinhonha do Norte de Minas Gerais (IFNMG), inaugurado durante seu governo em 2010. Durante a homenagem, Lula falou sobre a importância dos investimentos em educação no Brasil nos últimos 13 anos e se emocionou com os depoimentos dos alunos que tiveram suas vidas transformadas pelas políticas públicas dos governos do PT. “Só a fala dos estudantes já mostra o acerto desse investimento”, disse.

foto: Ricardo Stuckert

Aniversário –   Na sexta-feira (27) , quinto dia da viagem Lula comemorou com o povo seu aniversário. Lula escolheu Montes Claros para passar seu aniversário e os montes-clarenses souberam retribuir.

Cidadão Diamantinense

A caravana Lula por Minas chegou na cidade de Diamantina, na sexta-feira (27) – sexto dia da jornada. O ex-presidente Lula participou de ato cultural e recebeu o título de cidadão honorário diamantinense. A homenagem ao ex-presidente foi em reconhecimento pela criação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Ao lado da presidenta eleita Dilma Rousseff, da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do ex-ministro da Educação Fernando Haddad e do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, Lula lembrou da revolução na educação no Brasil durante seu governo e disse que é possível fazer muito mais. “Fizemos mais pela educação do que eles fizeram em 100 anos, mas ainda é pouco. Falta muito. Investir em educação é o que vai garantir esse país se transformar em um grande país desenvolvido”, disse o ex-presidente.

foto: Ricardo Stuckert

Governo Temer é incompetente

No domingo (29), sétimo dia da caravana por Minas, Lula chegou à tarde ao município de Cordisburgo. Ele visitou o museu Casa Guimarães Rosa e participou de ato cultural no centro da cidade. Ao lado da presidenta Dilma Rousseff, da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do governador de Minas, Fernando Pimentel, Lula denunciou o golpe parlamentar no País e ressaltou que o atual governo não tem competência para governar, por isso está vendendo o Brasil.

foto: Ricardo Stuckert

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também