Devanir: Crescimento da produção industrial mostra que economia está no rumo certo

devanir salu

Devanir: Crescimento da produção industrial mostra que economia está no rumo certo

Com alta de 1,9% em junho frente a maio, a produção industrial brasileira, divulgada ontem (1º) pelo IBGE, se recuperou da retração de 1,8% do mês anterior.  Os dados projetam cenário de longo prazo  positivo e já ensejam a revisão de previsões para o PIB (Produto Interno Bruto, conjunto de bens e serviços produzidos no país). Na comparação com junho de 2012, o crescimento foi de 3,1%, acima do esperado. No semestre, a alta é de 1,9%, resultado considerado bom, principalmente porque foi puxado pela forte expansão dos investimentos.

Os dados positivos foram puxados, sobretudo, pelo segmento de bens de capital, que é indicador do grau de investimento. Na variação mensal, a alta foi de 6,3%. Já na comparação entre junho deste ano e o mesmo mês de 2012, o grupo disparou 18%, sustentando a alta de 3,1% do total da indústria no período. Outros destaques foram máquinas para escritório (11,4%) e o setor farmacêutico (8,8%).

O aumento na importação de bens de capital – vale dizer, máquinas e equipamentos necessários para ampliar a produção das indústrias, é vital para a economia, destacou  o  deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Para ele, aimportação de bens de capital sustenta um aumento importante da produção industrial e é sinal inequívoco de expansão dos investimentos e de retomada do crescimento econômico. “O fato é que, mesmo com solavancos, em razão da crise econômica mundial, estamos numa escalada de crescimento, com geração de empregos e renda”, disse.

O parlamentar observou que, a despeito da crise nas economias industrializadas e do negativismo espalhado por setores da mídia brasileira,  o Brasil tem mostrado vigor econômico. “Com a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega no comando da Economia, mostramos que estamos no rumo certo, com controle da inflação e crescimento”.

Devanir criticou a abordagem da mídia brasileira sobre temas econômicos, já que se pauta por uma agenda catastrofista , com motivos políticos e eleitorais bem claros, sem se incomodar com a realidade dos números. “Quem vê certos “analistas” brasileiros pode ter a impressão de que o mundo vai acabar”, ironizou.

O parlamentar petista está otimista com a evolução do quadro econômico e acredita que mesmo o mais cético “analista” terá que refazer seus cálculos sobre o crescimento da economia brasileira.

Os indicadores de investimento têm variado. Em janeiro, o indicador teve alta de 2,7%. Nos dois meses seguintes, caiu 2,2% e subiu 0,9%, respectivamente. Abril foi de avanço de 1,8%.  Segundo André Macedo, gerente de Indústria do IBGE, a instabilidade mensal não define o comportamento da indústria, pois é causada por fatores pontuais. No acumulado do semestre, a alta é de 1,9%.
Nível de investimento em alta  –   O ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacou o crescimento puxado pelo setor de bens de capital. “-O nível de investimento vai crescer este ano e ajudar no crescimento do PIB”, disse. 

Tags: crescimento, Devanir Ribeiro, bens de capital, indústria, investimentos, crise, mídia

Equipe PT na Câmara

 

 

Equipe PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também