Desonerações do governo reduziram custos da indústria, aponta CNI

Desoneracoes

Desonerações e outras medidas adotadas pelo governo reduziram o ritmo de crescimento dos custos do setor, informou hoje (6) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, a alta foi de 5,8% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2012. No terceiro trimestre do ano passado, chegou a 8,2%, ante igual período de 2011.

“A perda no ritmo de aumento das despesas da indústria foi causada, sobretudo, pelas reduções promovidas pelo governo. O custo com energia, por exemplo, baixou 1,8% no primeiro trimestre do ano frente ao mesmo período de 2012, e com capital de giro recuou 22,5% na mesma comparação”, diz a CNI. Os custos com tributos também subiram menos: “O valor dos impostos na indústria cresceu apenas 1% no primeiro trimestre deste ano frente ao primeiro trimestre de 2012, puxada pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”.

De acordo com a pesquisa da entidade, “a desoneração da folha de pagamentos e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis e eletrodomésticos contribuíram para essa perda de ritmo de crescimento dos custos tributários observada desde o último trimestre de 2012, quando houve alta de somente 0,3% no indicador frente a igual período de 2011”.

A mão de obra também mostrou menor ritmo de crescimento, com alta de 7,7% no primeiro trimestre. Nos seis trimestres anteriores, a elevação ficou acima de dois dígitos.

A maior contribuição para o aumento de custos nos três primeiros meses do ano veio dos preços de insumos e matérias-primas, com elevação de 9,9%. Os importados aumentaram 12,3%.

A CNI informa ainda que foi o segundo trimestre seguido em que os custos aumentaram menos que os preços dos produtos (7,6%), combinação que, lembra a entidade, permite a recuperação da margem de lucro. “Essa melhora na margem de lucro é fundamental para que as indústrias possam executar seus projetos de investimento”, afirma.

Mas a confederação comenta ainda que a taxa de câmbio compromete a competitividade do setor, cujo ganho estaria mostrando sinais de “esgotamento”.

Rede Brasil Atual

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo