Desocupação do Rio dos Macacos: Luiz Alberto contesta decisão do juiz

luizalberto2903D1A decisão do juiz Evandro Reimão dos Reis, da Justiça Federal, em determinar a desocupação da comunidade quilombola Rio dos Macacos, em 15 dias, passível de retirada compulsória, foi considerada uma “intransigência” pelo deputado Luiz Alberto (PT-BA), membro da comissão de Direitos Humanos da Câmara.

“Não fiquei surpreso com a deliberação do juiz, pois em todo momento ele demonstrou que não gosta de pobre. Ele é o mesmo que ordenou a derrubada das barracas de praia em Salvador”, contestou o parlamentar que também é líder da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas.

Luiz Alberto afirmou ainda que o juiz Evandro Reimão tinha conhecimento do esforço do governo federal e de entidades ligadas às causas sociais para resolver, “de forma dialogal”, o conflito de terras entre o Rio dos Macacos e a Marinha do Brasil.

O terreno possui cerca de 300 hectares, fica localizado na Região Metropolitana de Salvador, onde vivem 62 famílias – que, segundo estudo feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vivem no local há mais de um século, antes mesmo da chegada dos militares. O relatório, que ainda não foi publicado nos diários oficiais do Estado e da União, atesta que o lugar é um quilombo.

“Ele [o juiz] não considera a questão quilombola”, continuou o deputado. Luiz Alberto, que é um parlamentar quilombola, disse que a posição da Justiça Federal é passiva de recursos e que a Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia já informou que irá recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por meio do defensor Átila Dias.

A decisão do magistrado conservou posição que ele já havia tomado em 2010, quando foi aberto o processo de reintegração de posse, que determinava a desocupação das terras – onde estão abrigadas a comunidade quilombola e uma vila militar ligada à Base Naval de Aratu.

Luiz Alberto informou ainda que continuará dialogando com os órgãos do governo federal que estão empenhados em solucionar o problema e com a Comissão de Direitos Humanos.

Segundo o parlamentar, o governo federal vai continuar buscando uma saída para o conflito. “Os avanços que tivemos até aqui, não podem ser perdidos”, disse.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo