Desigualdade e tapa na cara

O governador e ex-prefeito temporão de São Paulo, João Doria (PSDB), quer fazer crer que o Brasil vai devagar, mas São Paulo vai rápido. Disse ele em artigo nesta Folha que o estado de São Paulo cresceu 2,6% em 2019, ante 0,9% nacionalmente. Ligeiro como de hábito, Doria não cita as fontes. Supõe-se que, no primeiro caso, ele se refira aos 2,5% informados pela Fundação Seade. No segundo caso, nada se sabe.

O IBGE, responsável pelas contas nacionais, só divulgará o dado do PIB de 2019 no próximo dia 4 de março. Aí saberemos, oficialmente, o PIB do país e do estado.

São Paulo, especialmente sua capital, não é uma “ilha da felicidade”, diferente do mundo. E o que ocorre aqui em nossos dias é o avanço implacável da desigualdade social, a exemplo do que ocorre nas demais metrópoles das Américas.

Desde 2013, quando o economista francês Thomas Piketty publicou o best-seller mundial “O Capitalismo no Século 21” e o ex-diretor de pesquisas do Banco Mundial Branko Milanovic lançou, em 2016, “A Desigualdade no Mundo – Uma nova abordagem para a era da globalização”, aumentou muito o conhecimento científico sobre os efeitos da crise iniciada em 2008, assim como sobre o avanço da desigualdade.

A metodologia difere, mas a tendência por eles apontada converge. O 1% mais rico, de milionários e bilionários, fica cada vez mais rico; os 50% mais pobres, ainda mais pobres; os 40% em que se situam a classe média vão sendo achatados, enquanto os 9% seguintes registram um modesto avanço ante à pletora do 1% do topo.

A literatura econômica, mas também a ciência política e a sociologia, identificam nesse fato o avanço do populismo de direita no mundo. Sob Donald Trump e seus êmulos brasileiros, João Doria e Jair Bolsonaro —aliás o “Bolsodoria”, na definição do primeiro—, as instituições e leis fenecem; a democracia corre risco de morte.

Para o povo é o que se vê a olho nu. Explosão do emprego informal, precário e intermitente —hoje, 41% da força de trabalho brasileira. Gente vivendo mais e mais nas ruas. Truculência policial contra jovens e negros periféricos. A volta da fome. A saúde precária e a educação mergulhando num abismo perigoso. Os ricos preparam seus filhos para o mundo nas escolas de elite de R$ 10 mil por mês; os pobres são amontoados em escolas públicas degradadas, para viver e morrer no bairro de sempre.

Dizem esses governantes que vence na vida quem tiver mérito. Mas eles escondem que o berço de ouro define, cada vez mais, o triunfo individual.

Esse mundo de desigualdades intoleráveis entornou o caldo no Chile, na Colômbia e na Argentina. A juventude foi para a linha de frente, e o povo inteiro saiu às ruas para dar um grande basta a esse neoliberalismo sem alma nem compaixão.

Olhando para frente, Piketty e Milanovic também convergem no essencial. Para ambos, é preciso que os governos tributem a renda e o capital de forma justa. Rico paga mais; pobre paga menos ou não paga. Não há outro meio de prover os bens essenciais de saúde, educação e programas sociais ao povo que mais precisa.

O drama de São Paulo, de sua capital em primeiro lugar, é a degradação dos serviços públicos e da rede de proteção do Estado. Ou se arrecada mais e melhor, dos que podem e têm, para investir na saúde, na educação, na cultura popular e no desenvolvimento sustentável, ou teremos uma capital e um estado moldados apenas para os ricos e pelos ricos. Um lugar para poucos. Para os pobres inconvenientes, estão garantidos esculacho, tapa na cara e joelho policial em barriga de grávida.

 

Carlos Zarattini é Deputado federal (PT-SP)

Artigo publicado originalmente na Folha de S.Paulo (07/02/2020)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100