A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta terça-feira (3), aponta queda do desemprego nos três primeiros meses em 2014, na comparação com o mesmo período do ano passado. A taxa de 8% em 2013 caiu para 7,1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número da população desocupada é de 7 milhões de pessoas, contra 7,8 milhões em 2013.
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou que os dados da PNAD indicam que o mercado de trabalho brasileiro está aquecido e robusto.
“Tanto a PNAD Contínua divulgada hoje, quanto a Pesquisa Mensal de Emprego demonstram que a taxa de desemprego no país continua caindo muito fortemente. A taxa de desemprego caiu 11% no nosso país entre o 1º trimestre de 2013 e o 1º trimestre de 2014. Nesse período, desde 2011, quando a presidenta Dilma tomou posse, foram criados 4,960 milhões de empregos no nosso país”, ressaltou a ministra.
Miriam analisou que o mercado se fortalece, pois os empregos gerados estão formalizando melhor as relações de trabalho. De acordo com o IBGE, 77,7% dos empregados no setor privado possuem carteira de trabalho assinada, representando aumento frente aos dados do ano anterior de 1,6%. Para a ministra, significa que as pessoas têm mais acesso a direitos trabalhistas, tais como aposentadoria, seguro desemprego e auxílio doença.
“Além da formalização, tem um outro fator muito importante que caracteriza o mercado de trabalho do Brasil nos últimos 11 anos, que é a questão do aumento da renda dos trabalhadores. Só no último ano, o aumento real, ou seja, já descontada a inflação no salário dos trabalhadores foi de mais do que 3%. Com isso, acredito que a gente tá informando qual é a situação real que o brasileiro vive hoje de ter emprego com melhores salários e com mais direitos”, constatou.
A PNAD Contínua utiliza os novos conceitos recomendados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Outras informações sobre a pesquisa podem ser encontradas no site do IBGE.
Blog do Planalto