Desde o golpe, preferência de eleitor pelo PT teve alta de 82%

O Partido dos Trabalhadores continua sendo o preferido do eleitor brasileiro, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (24) pelo Datafolha. Os brasileiros preferem o PT desde a década de 1999, como mostra a série histórica de pesquisas do instituto. E esta preferência não para de crescer.

O levantamento divulgado nesta terça mostra que 20% do eleitorado brasileiro prefere o PT. Em segundo lugar, vem o MDB, com 4%, seguido pelo PSDB, com 3%. A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 13 de abril, ou seja, depois da prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No levantamento anterior do mesmo Datafolha, feito em janeiro deste ano, a preferência do partido estava em 19%.

Na realidade, o que a série histórica do Datafolha revela é que, desde que a presidenta Dilma Rousseff foi destituída do cargo por meio de um golpe jurídico-midiático, a preferência pelo PT já cresceu 82%. Na pesquisa Datafolha feita em abril de 2016, o PT estava em primeiro lugar na preferência dos eleitores, com 11% dos pesquisados, seguido por PMDB e PSDB, ambos com 6%. Agora, o índice do Partido dos Trabalhadores está em 20% (alta de 81,8%).

O Datafolha investiga preferência partidária desde 1989. Na série de 26 anos, o melhor momento do PT foi em abril de 2012, quando foi citado por quase um terço dos brasileiros (31%). Já são 19 anos em que, segundo o Datafolha, o PT é o partido preferido dos brasileiros.

Lindbergh Farias (RJ), líder do PT no Senado, faz uma síntese precisa dos fatos que explicam o crescimento da preferência pelo PT:

“A perseguição judicial e midiática ao PT e ao presidente Lula chegou às raias do absurdo. A prisão política, injusta e ilegal de Lula escancarou a parcialidade e a seletividade da mídia e de setores do judiciário. O silêncio sobre a retirada de direitos e a piora das condições de vida do povo sob o governo Temer e a proteção recebida pelos tucanos são comparadas pela população com as notícias envolvendo o PT. Ao mesmo tempo, cresce a percepção sobre quem de fato defende a democracia, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores. Este é o caldo que possibilita o crescimento da nossa referência, o aumento do número de filiações e que mantém Lula liderando todas as pesquisas de intenção de voto.”

A deputada federal Margarida Lula Salomão (PT-MG) completa: “É um elemento central para o crescimento recente da preferência do PT o martírio a que está sendo submetido o ex-presidente Lula. Antes de ser preso, andou pelo País em caravana, tomou a liderança do processo de revelação ao povo brasileiro da injustiça que estava sofrendo. O povo brasileiro sabe bem o que é injustiça, se solidariza.”

Agência PT Notícias

Foto: Divulgação/PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo