Integrantes da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle farão na quinta-feira (3), a partir das 8h30, uma visita técnica a obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) financiadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na cidade de Americana (SP).
A proposta foi feita pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que também solicitou uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) na aplicação desses recursos – relativos a obras de canalização do Córrego do Parque, na avenida Brasil, e do Córrego São Manoel, na avenida da Saúde. O deputado José Mentor (PT-SP), suplente da Comissão de Fiscalização Financeira , participará da audiência,
“Informações não desmentidas pela atual administração pública municipal dão conta de que os recursos destinados às obras já foram totalmente gastos, e em valor muito acima do orçado, embora estas apresentem apenas algo em torno de 50% a 60% de seu total concluído. Dos R$ 30 milhões previstos, foram gastos R$ 37,4 milhões, ou seja, cerca de 25% acima do valor estimado”, disse o deputado.
“Questão preocupante, também, diz respeito à eficácia das obras para os fins a que se destinam. Segundo reportagem do jornal O Liberal, publicada em 23 de agosto, chuvas de baixa intensidade ocorridas no dia 19 do mesmo mês provocaram deslocamentos de terra e placas de gramas recentemente implantadas. O desmoronamento deixou exposta a tubulação, o que coloca em questão a baixa qualidade técnica da obra”, acrescentou.
Assessoria Parlamentar