O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) lançou nesta semana a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas para dar respostas a problemas que afetam o setor, como a necessidade de mudança no sistema tributário e o impasse mercadológico que envolve a atividade, responsável pela geração de cerca de 60 mil empregos no País.
De acordo com Zeca Dirceu, as pequenas empresas produtoras de bebidas vêm sendo prejudicadas no que diz respeito às questões de crédito e tributo. “Há um grande desequilíbrio e um lobby muito forte feito pelas multinacionais, entre elas, a Ambev e a Coca-Cola, que dificultam a existência das pequenas fábricas, que geram empregos expressivos para todas as regiões do Brasil”, argumentou.
O deputado apontou também que mudanças nesse setor vão proporcionar a geração de mais empregos. “Não podemos continuar convivendo com essa realidade. Eu acredito que a Frente Parlamentar permitirá mais geração de emprego e renda, principalmente nas regiões mais afastadas. Devemos olhar para a pequena indústria brasileira como uma oportunidade, e não como uma ameaça”, enfatiza o parlamentar.
Marcelo Carneiro da Rocha, representante do setor de micro e pequenas cervejarias, levantou a questão tributária: “Não temos como competir no mercado, o atual sistema que tributa a venda de bebidas é desleal com as pequenas indústrias e favorece as multinacionais.”
Além da tributação proporcional para todas as empresas do segmento, a concentração de mercado também foi citada. “É necessário avaliar a questão mercadológica que envolve a indústria de bebidas. Não temos apenas um problema no setor tributário, mas uma resistência no mercado”, apontou o diretor comercial da Associação dos Fabricantes de Bebidas do Brasil (Afrebras), Jairo Zandoná.
O evento também contou com a presença de deputados e senadores, de representantes de classe e de colaboradores, entre eles, o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros.
PT na Câmara com Assessoria Parlamentar