Parlamentares da Bancada do PT na Câmara registraram em pronunciamento no plenário os 35 anos do Partido dos Trabalhadores e parabenizaram os militantes que ajudaram a construir o projeto político do PT, fundado no dia 10 de fevereiro de 1980.
Para o deputado Valmir Assunção (PT-BA) o PT foi responsável, junto com os partidos aliados, pela geração de uma quantidade de empregos neste País que fez com que tivéssemos uma das mais baixas e históricas taxas nos 500 anos de Brasil. “Ao mesmo tempo, o PT é responsável por levar políticas sociais a milhares de pessoas, desenvolvimento e por fazer com que o nosso País se tornasse respeitado”, disse.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) falou do orgulho de se comemorar os 35 anos do PT. “É o partido que deu oportunidade àqueles que viviam nas favelas, às mulheres, aos negros, trabalhadores e trabalhadoras, homens e mulheres comuns que, junto aos intelectuais, puderam criar o sonho de ter um partido que olhasse para o povo, e elegeu o primeiro Presidente homem do povo para este País e que pôde fazer, sim, as mudanças necessárias: combate à fome e à miséria, mais emprego e dignidade para os trabalhadores deste País”, disse.
O deputado Leo de Brito (PT-AC) também saudou o partido. “O PT foi fundado por trabalhadores do campo, da cidade, por homens e mulheres, por intelectuais que sonhavam com um Brasil melhor. E, hoje, esse sonho virou realidade com os Governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma e vários Governos estaduais e prefeituras. Saúdo essa história de luta, que começou com as pessoas que fundaram o PT e que transformaram a realidade de milhões e milhões de brasileiros. Saúdo os militantes, os dirigentes do PT e os parlamentares. E quero dizer que, para mim, é uma honra muito grande fazer parte da bancada do partido que está transformando o Brasil”, ressaltou.
Para o deputado Fernando Marroni (PT-RS) o PT mudou a história do Brasil. “O PT combateu a ditadura construindo a democracia. O nosso projeto de poder vem dando certo para que o povo possa ter o poder de estudar, o poder de ter casa própria, o poder de comer, o poder de se incluir com cidadania no processo produtivo brasileiro. Portanto, é com muito orgulho, pertencendo a este partido há mais de 30 anos, que comemoramos”, disse.
O deputado João Daniel (PT-SE) reiterou que o PT é um dos grandes responsáveis pelas transformações positivas ocorridas no Brasil. “O projeto de desenvolvimento com inclusão social levou o povo brasileiro a confiar quatro mandatos ao nosso partido na Presidência da República”. Ele citou as políticas de transferência de renda, por meio do Bolsa Família; o aumento do número de universidades a conciliação entre o crescimento e preservação ambiental, como legados que jamais desaparecerão. “Digo isso, sem qualquer receio, que as críticas que nos fazem é cheia de ódio de classe e discriminatório, como age hoje a oposição partidária e midiática, esquecendo de propósito todas as conquistas de nosso governo, ignorando nossa história”, enfatizou o parlamentar.
Na opinião do deputado Fabiano Horta (PT-RJ) “foi a luta do Partido dos Trabalhadores e das forças progressistas brasileiras que fez com que milhões de jovens tivessem acesso à universalização da universidade. A universidade no Brasil, no passado, era coisa para poucos. Hoje, com os programas sociais do Governo Dilma, o Brasil tem avançado, e o PROUNI é um grande exemplo de inclusão que este País construiu”.
Em seu discurso o deputado Odorico Monteiro (PT-CE) ressaltou que o PT representou, e representa, para este País uma nova página escrita na nossa história. “Para a minha geração, para a minha geração de jovens, representou a esperança. Na década de 80, com a criação do PT, milhares de jovens se engajaram, por exemplo, no movimento estudantil, milhares de trabalhadores e trabalhadoras se engajaram no movimento sindical, em movimentos populares. E, sem dúvida nenhuma, a partir do Partido dos Trabalhadores, essa organização social passou a construir uma ponta de lança do novo que se apresentava para o Brasil”.
PT na Câmara