Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta quarta-feira (30) para elogiar o lançamento nesta quarta-feira (30), em Brasília, pela presidenta Dilma Rousseff, da terceira fase do Programa Minha Casa, Minha Vida. A meta é contratar mais dois milhões de unidades em todo o País até o fim do mandato presidencial, em 2018, com investimentos da ordem de R$ 210,6 bilhões.
O deputado Caetano (PT-BA) destacou que o Minha Casa, Minha Vida 3 vai estimular a economia . “Acertou a presidenta Dilma quando lança a terceira fase do programa. Vai beneficiar a população mais carente, gerar mais emprego e renda para a população e, consequentemente, isso faz girar a economia. Por isso os movimentos sociais apoiam esta iniciativa”, disse.
Para o deputado João Daniel (PT-SE) essa conquista é também de todos os movimentos sociais, do campo e da cidade, que lutam historicamente no Brasil pelo direito à moradia. “Os representantes desses movimentos afirmaram que vão continuar a luta neste País para que os direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, em especial os da moradia, sejam todos conquistados. Esse programa teve início no governo do Presidente Lula, mas foi idealizado também pela Presidenta Dilma, que, na época, era ministra, uma das grandes mentoras do programa. Queria saudar também o ex-ministro Olívio Dutra que iniciou este programa como ministro das Cidades”, ressaltou.
Também o deputado Jorge Solla (PT-BA) ressaltou o apoio dos movimentos sociais. “Foi um grande ato (no Palácio do Planalto) e o povo estava lá para dizer não ao golpe, não a esta tentativa de destruir políticas públicas tão eficientes como o Programa Minha Casa, Minha Vida”.
Já o deputado Leo de Brito (PT-AC) afirmou que o lançamento da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida “é mais uma vitória do povo brasileiro”.
O deputado Marcon (PT-RS) ressaltou a importância do programa. “Serão dois milhões de casas para quem não tem moradia. E quem não tem casa são os pobres, os pequenos, os trabalhadores. A casa representa algo muito maior do que o seu tamanho, do que o seu telhado. A casa dá autoestima às pessoas, unifica as famílias e lhes dá um endereço”, disse.
E o deputado Nilto Tatto (PT-SP) destacou o compromisso do governo Dilma com a inclusão social. “Esse programa, além de gerar emprego e renda, incorpora conceitos de sustentabilidade. Portanto, temos a demonstração do governo com o compromisso de inclusão social, porque atende prioritariamente quem precisa de moradia”.
Também o deputado Zé Geraldo (PT-PA) reiterou que o lançamento da terceira fase do Minha Casa, Minha Vida mostra que o governo Dilma continua trabalhando mesmo sob a forte pressão dos golpistas e a sabotagem de grande parte deste Congresso. “Enquanto os golpistas conspiram dia e noite, Dilma trabalha pelo Brasil e pelos Brasileiros! O Minha Casa, Minha Vida 3 além de trazer casa para quem precisa, gerará milhões de empregos e aquecerá a nossa economia já em recuperação”, afirmou.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara