Deputados da bancada do PT na Câmara e da base aliada do Governo ocuparam a Tribuna nesta segunda-feira (8) para repudiar o que chamaram de “estratégia de denuncismo” da oposição. Os deputados se referiram à matéria publicada nesta semana pela Revista Veja sobre o Secretário de Finanças e Planejamento do PT, João Vaccari Neto, tentando envolvê-lo em um suposto esquema de desvio de recursos na Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop).
O deputado Domingos Dutra (PT-MA) afirmou que a grande mídia está incomodada com a liderança incontestável do Presidente Lula e, por isso, insiste em “matérias requentadas”. “A grande mídia, incomodada com a possibilidade de a ministra Dilma Rousseff vencer as eleições – e no primeiro turno – , começa a tirar esqueletos das gavetas, tenta requentar notícias com o intuito de embaraçar e tirar da mídia os escândalos em que os Democratas estão envolvidos e que atingem diretamente a candidatura tucana. Ao mesmo tempo, tenta colocar no mesmo balaio de gato lideranças do PT”, disse Dutra.
Lamentamos, acrescentou o deputado Domingos Dutra, “que a grande mídia esteja incomodada com a retirada de milhões de brasileiros da pobreza, com a distribuição de renda, com a reorganização do aparelho estatal após o PSDB ter promovido um plano de demissão voluntária que exonerou milhares de servidores públicos para instituir o chamado Estado mínimo”.
Com certeza, continuou ainda o deputado Domingos Dutra, “diante do crescimento da candidatura da Ministra Dilma, diante dos embaraços da candidatura tucana, que vacila, diante dos escândalos em que o principal aliado está metido, a mídia vai tentar embaraçar o jogo, tentando confundir a opinião pública”.
Apoio – O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), da base aliada, manifestou solidariedade ao PT e aos dirigentes do Partido dos Trabalhadores que, de acordo com ele, “conduzem esse projeto vitorioso eleitoral e que, vez por outra, são alvo de denúncia desse tipo, que visa deslocar o debate político de onde ele deve estar”.
Na avaliação do deputado Flávio Dino, “a tática eleitoral de denuncismo” do PSDB não deu certo em 2006 e não dará certo em 2010. “Essa tática foi derrotada, porque foge do debate econômico, social e remonta uma matriz bastante antiga da política brasileira, que é a UDN. O PSDB fez isso em 2006, e perdeu as eleições, se insistir novamente, em 2010, com esse discurso, irá novamente perder as eleições, porque o denuncismo é a superfície da luta política”, disse.
O deputado Flávio Dino conclamou os partidos de oposição para que não fujam do debate principal, “porque esse é o modo de politizar a eleição presidencial corretamente, não contra a política”.
Gizele Benitz