O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), após recepcionar o presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff no Aeroporto de Curitiba (PR), seguiu com os demais parlamentares que também prestaram solidariedade a Lula para a mobilização no acampamento “Jornada pela Democracia”, nesta quarta-feira (10). Na saída, Zarattini citou o forte aparato de segurança que não foi armado para proteger Lula, mas para impedir que os movimentos sociais se manifestem. “O objetivo é impedir que a gente alcance essa vitória importante, que é encerrar esse processo de perseguição a Lula.
O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou a importância desse movimento de solidariedade ao ex-presidente. “Estamos aqui para defender a democracia, o direito dos trabalhadores e, principalmente, o Estado democrático de direito. Essa sempre será a nossa luta e a nossa busca. Por isso, estamos aqui neste momento”, ressaltou.
O deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que o que está em jogo hoje em Curitiba é a repactuação ou não da democracia brasileira. Ele disse que é preciso saber se aqueles que deram o golpe há um ano atrás para retirar Dilma da Presidência e colocar Temer de forma ilegítima vão querer dar o golpe dentro do golpe. “O Brasil quer a candidatura Lula presidente. O Brasil quer ver Lula de novo na Presidência, a ampla maioria da população diz isso nas pesquisas. Mas mais que isso queremos eleições gerais antecipadas, limpas e onde todos possam concorrer”.
PT na Câmara