Deputados querem retomar negociação para fim de greve nas universidades

eudesnewtonlima-080812Em reunião nesta quarta -feira (8), entre representantes das comissões de Educação e de Trabalho da Câmara com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras ( Fasubra), foi debatido o andamento das negociações relativas à greve por aumento salarial dos servidores técnico-administrativos das universidades federais. Deputados do PT defenderam a retomada das negociações para o fim da greve.

Para o deputado Eudes Xavier (PT-CE), a intermediação das comissões foi fundamental para a abertura da negociação entre a ministra do Planejamento, Miriam Belchior e os servidores das universidades. Ele ressaltou a importância desse aceno do governo em direção a um acordo. “Sempre foi uma característica do governo popular ter a mesa de negociação aberta”, disse.

O encaminhamento da reunião de hoje, no entanto, foi no sentido de sensibilizar o governo a melhorar a proposta apresentada aos servidores, de 15%, a ser efetivada em três anos. O deputado mostrou-se otimista com a solução do impasse. “Apostamos no entendimento entre o movimento e o governo para que a gente resolva esse conflito, pois a greve vem desde o mês de maio, o que não é bom para as universidades brasileiras”, disse.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Newton Lima (PT-SP), também presente à reunião, registrou a importância da ministra Miriam Belchior ter recebido as duas comissões da Casa e da sua concordância com a reivindicação dos deputados para que as negociações com a Fasubra fossem retomadas. Sobre o desdobramento da reunião, o deputado completou que foi decidido o encaminhamento à ministra de “documento conjunto pedindo que se ultimem as negociações, procurando um denominador comum entre o governo e as lideranças sindicais para que se possa, o mais rapidamente possível, voltarmos à normalidade”, disse.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) também esteve presente à reunião. No plenário da Câmara ela defendeu o avanço nas negociações. “A nossa expectativa é no sentido de a negociação avançar, da proposta ser aperfeiçoada para que possamos chegar a um desfecho favorável. Os técnicos administrativos de todo o País, das escolas técnicas e das universidades desejam voltar ao trabalho, mas, para tanto, é necessário que o governo avance na negociação” disse.

Alexandre Costa com Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo