Durante audiência na última semana com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, os deputados Padre Ton (PT-RO) e Padre João (PT-MG) manifestaram grande preocupação com o ritmo da execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em diversos estados. Alegam que desde setembro o programa está em ritmo inadequado.
Coordenador do Núcleo Agrário do PT, grupo que semanalmente discute questões agrárias e da agricultura familiar no país no âmbito da Câmara dos Deputados, o deputado Padre João disse ser fundamental aprimorar o programa para facilitar o desempenho das ações de todos os envolvidos.
Ele e Padre Ton já estiveram também com o ministro da Agricultura, em novembro, quando relataram a necessidade de agilizar a vistoria do programa. A coordenação nacional endureceu regras após as supostas fraudes no estado paranaense, mas faltam funcionários para dar conta do trabalho.
O PPA, na modalidade compra antecipada com doação simultânea, é um importante programa do governo federal que compra alimentos de associações e cooperativas de produtores rurais e repassa diretamente para creches e escolas públicas.
O deputado Padre Ton fez um apelo para que regularize a situação em Rondônia. “Convênio entre a Cresol e a Conab está paralisado. Precisamos de uma solução para isso, porque já está prejudicando os gestores sociais, toda a comunidade que se beneficia do programa, de alcance social muito importante”, disse.
O coordenador do Núcleo Agrário solicitou audiência com o chefe da Controladoria Geral da União (CGU) para tratar dos problemas de controle do programa detectados pela instituição.
Assessoria Parlamentar