Deputados petistas reagem com indignação contra prisão “arbitrária” de Guilherme Boulos

Libertemboulos

Vários parlamentares da bancada do PT na Câmara postaram mensagens no Twitter manifestando indignação com a prisão do coordenador nacional do MTST (Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, ocorrida na manhã desta terça-feira (17) na zona leste de São Paulo. Os deputados petistas classificaram a ação da Polícia Militar de São Paulo, comandada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), como um abuso de autoridade e tentativa de criminalização dos movimentos sociais.

Boulos foi detido quando negociava com a PM os termos de desocupação de um terreno localizado no bairro de São Mateus, zona leste de São Paulo. Cerca de 700 famílias ocupam o local há quase um ano. Em entrevista ao blogueiro Leonardo Sakamoto, do UOL, Boulos disse que foi preso sob acusação de “incitação à violência”.

O coordenador do MTST disse ainda que o comandante da tropa de choque da PM o acusou de ser “reincidente”. Segundo Boulos, o oficial tentou justificar a prisão citando a participação do MTST em uma manifestação, no ano passado, perto da residência do presidente ilegítimo Michel Temer, no Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo). Na ocasião, integrantes do MTST protestaram contra a suspensão da construção de casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

Abaixo as manifestações dos parlamentares petistas no Twitter:

Afonso Florence (PT-BA) – Todo apoio à Boulos, ao MTST, e à luta por moradia digna em todo o país.

Benedita da Silva (PT-RJ)- Não podemos aceitar mais um abuso de autoridade que joga no lixo a liberdade de expressão/manifestação de qualquer cidadão brasileiro. #LibertemoBoulosJá.

Chico D’Angelo (PT-RJ) – Repressão clara aos movimentos sociais com a prisão de Guilherme Boulos em mais uma ação absurda orquestrada pelo governo do PSDB paulista.

José Guimarães (PT-CE) – Quer dizer que o direito de reivindicar moradia e tentar dialogar uma solução pacífica para um conflito é crime?”, questiona @guimaraes13PT.

Luizianne Lins (PT-CE) – Nossa indignação a esse ato arbitrário e solidariedade ao companheiro Boulos. #LutarNãoÉCrime.

Margarida Salomão (PT- MG) – Boulos tentava mediação. Truculência da polícia de Alkmin e insensibilidade quanto à questão urbana. Todo apoio ao companheiro #GuilhermeBoulos, que tentava negociar pacificamente a remoção de cerca de 3 mil pessoas em SP! #LutarNãoÉCrime #Bouloslivre.

Maria do Rosário (PT-RS) – Estou com Boulos, contra despejos! O direito à moradia é direito humano essencial. #LibertemOBoulos já, é a luta dos movimentos do Brasil.

Paulo Teixeira (PT-SP) – Soltem Guilherme Boulos. Não à criminalização dos movimentos sociais. Prisão de Boulos por apoio às famílias é inadimissível! #LibertemOBoulos.

Também se manifestaram no twitter contra a prisão arbitrária de Boulos os deputados petistas Ana Perugini (SP), João Daniel (SE), Marco Maia (RS), Nilto Tatto (SP), Paulo Pimenta (RS) e Valmir Assunção (BA).

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também