Deputados petistas criticam “ataques especulativos” contra a Petrobras

petrobras1

Deputados petistas e o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, após reunião da bancada do partido na Câmara, nesta quarta-feira (4), saíram em defesa da Petrobras e elogiaram a mudança da diretoria da empresa.

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), rebateu hoje o que chamou de “ataques especulativos” de “setores entreguistas e antinacionais” contra a Petrobras. Segundo o líder, há uma campanha midiática e também no Congresso Nacional, patrocinada pela oposição conservadora, capitaneada pelo PSDB e pelo DEM, com a intenção de enfraquecer a empresa. “Por trás disso, o objetivo é entregar a Petrobras para grupos estrangeiros. Mas a empresa é do povo brasileiro, foi construída com sangue e suor de nosso povo”, afirmou Sibá.

O líder petista frisou que os gestores que cometeram erros na companhia devem ser responsabilizados e punidos, mas ressalvou que essas práticas não podem ser confundidas com a Petrobras, “um patrimônio nacional de interesse de toda a população brasileira”. Sibá lembrou que a empresa sempre foi atacada, desde sua fundação, em 1953, justamente por contrariar interesses estrangeiros e das elites brasileiras alinhadas, de forma subalterna, ao capital externo. “Com o pré-sal, aumentou a cobiça estrangeira, que ajuda a alimentar os ataques à empresa. Mas vamos defendê-la”, disse.

Já o Líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), questionou a eficácia de mais uma CPI para investigar a Petrobras. “Todas as investigações vêm sendo feitas pelos órgãos de controle: a CPI, então, vai ser meramente um palanque eleitoral da oposição”, disse Guimarães. 

Na opinião de Rui Falcão, está em curso “uma tentativa muito grande de desmerecer a Petrobras como empresa pública” e o mais importante agora é fortalecê-la. “Não concordamos com a ideia de alguns analistas de privatizar a Petrobras, tampouco com a ideia de retirá-la da condição de operadora única da Petrobras ou de mudar o regime de partilha para o regime de concessão. Temos que manter a política de conteúdo nacional que garante empregos e o crescimento do País. A diretoria que assumir terá que levar em conta esse compromisso e as políticas que já foram traçadas até aqui, de fortalecimento da empresa, de continuidade da exploração de petróleo, que tem crescido muito”, defendeu Falcão.

Rui Falcão lembrou que já há investigações em curso sobre a Petrobras e que o combate à corrupção é uma marca dos governos petistas. “O que havia para ser investigado vem sendo investigado à exaustão pela Justiça Federal, pelo Ministério Público, pela Polícia Federal. O combate à corrupção tem que ser permanente, como estamos fazendo desde o governo Lula. Nunca se combateu tanto a corrupção quanto nos governos Lula e Dilma. Criamos e fortalecemos instrumentos e instituições para isso. Já em estados como São Paulo, por exemplo, não se instalam CPIs de conteúdo investigativo porque o PSDB, que tem lá o controle da Assembleia Legislativa, nunca permitiu”, mencionou o presidente petista.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) ressaltou a idoneidade de Graça Foster, mas avalia como necessárias as mudanças na direção. “A presidenta Graça Foster é uma pessoa honesta, mas a Petrobras carecia de uma mudança na sua gestão para que a empresa saia das páginas políticas, volte às páginas de economia do noticiário e lidere o setor petrolífero no mundo, que é a sua vocação. Toda empresa, pública ou privada, requer mudanças na sua direção quando há um desgaste e esse era o momento adequado para promover essa mudança na Petrobras”, disse Teixeira.

CPI – O líder Sibá Machado deixou claro que, no caso de instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as denúncias envolvendo a Petrobras, o PT, como maior bancada da Câmara, cobrará a presidência ou a relatoria do órgão. “Para definição de cargos em CPIs, não vale a definição de blocos, mas de bancadas partidárias. Nesse caso [de instalação da CPI], é direito nosso escolher a relatoria ou a presidência e vamos reivindicar isso”, afirmou Sibá.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também