Deputados pedem construção de acordo para fim de greve em universidades

fotoministraRepresentantes das comissões de Educação e Cultura (CEC) e de Trabalho Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara, participaram de audiência hoje (1°), com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para discutir a greve dos docentes e dos técnico-administrativo das universidades e dos institutos federais.

Além dos presidentes da CEC e da CETASP, deputados Newton Lima (PT-SP) e Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), respectivamente, participaram da reunião o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sergio Mendonça, e os deputados petistas Antonio Carlos Biffi (PT-MS), Fátima Bezerra (PT-RN) e Reginaldo Lopes (PT-MG), além de parlamentares de outros partidos.

Os presidentes das comissões colocaram-se à disposição do governo para ajudar a superar o impasse e solicitaram à ministra que, a exemplo do que foi feito para com os professores, fosse apresentada uma proposta aos servidores técnico-administrativo a fim de que as atividades das instituições sejam retomadas o quanto antes. Os demais parlamentares manifestaram-se na mesma direção, sempre reforçando a ideia de que os dois segmentos da educação superior são complementares e igualmente fundamentais para a qualidade do trabalho na rede federal de ensino superior.

A ministra lembrou que as grandes reestruturações de carreira do serviço público já foram feitas no governo Lula e que todas tiveram aumento real de 30% a 250% no período.

Os parlamentares insistiram na necessidade de se tentar mais uma vez a construção de um acordo entre o governo, FASUBRA e SINASEFE, uma vez que os representantes sindicais mostraram-se abertos para encontrar um denominador comum. A ministra ficou de analisar essa possibilidade.

Segundo a deputada Fátima Bezerra, que coordena o Núcleo de Educação do PT, o único caminho para resolver o problema da greve é o diálogo, “mas o diálogo com proposta concreta, objetiva”, sugeriu.

O deputado Antonio Carlos Biffi disse que é extremamente necessário avançar na política de valorização salarial e profissional dos docentes e também dos técnicos administrativos em paralelo à política de expansão do ensino superior e da educação profissional que, há 10 anos, está em andamento no país.

(AP com Equipe PT na Camara)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo