Parlamentares do PT destacaram, em pronunciamentos na tribuna da Câmara, a reeleição do brasileiro José Graziano da Silva para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Na eleição, realizada na semana passada, durante a 39ª Conferência da FAO, em Roma, Graziano recebeu 177 dos 182 votos possíveis, alcançando a maior votação já registrada na entidade.
O deputado João Daniel (PT-SE) apresentou requerimento solicitando o envio de Moção de Congratulação a José Graziano da Silva por sua reeleição para dirigir a FAO. “O trabalho de José Graziano foi importantíssimo, não só para o Brasil, mas para todas as nações subdesenvolvidas em desenvolvimento do Mundo que ainda lutam para acabar com a fome”, registrou o deputado petista.
Para João Daniel, merece destaque o reconhecimento internacional de um dos homens que contribuíram para a criação do programa Fome Zero e que, juntamente com o ex-presidente Lula, iniciou o processo de superação da fome e da extrema pobreza no País. “O Brasil tornou-se nos últimos anos referência mundial em políticas públicas de combate à fome e redução da pobreza – acumulou uma série de experiências que servem como uma espécie de modelo para tratar o problema, servindo também de referência para o combate à fome no mundo”, frisou o deputado sergipano, ao desejar sucesso a José Graziano em sua nova gestão à frente da FAO.
Na opinião do deputado Leo de Brito (PT-AC), a vitória de Graziano “demonstra a importância e a força do Brasil nos organismos multilaterais da ONU”. Para Leo de Brito, Graziano é “um daqueles exemplos de brasileiros que muito nos orgulham lá fora”. O deputado acreano avalia que a recondução do brasileiro à direção da FAO “comprova o êxito da política de combate à miséria e inclusão social instalada nos últimos 12 anos neste país pelo Partido dos Trabalhadores, quando o índice de subalimentados entre 2002-2014 reduziu 82,1%”.
Já o deputado Bohn Gass (PT-RS), que é Secretário Agrário Nacional do PT, considera que “é o Brasil que está lá representado. Está lá representado com seus programas, o programa de inclusão social, do Pronaf, da compra pública, da assistência técnica, da extensão rural, do combate, da erradicação da fome e da miséria, plantando comida, alimento”.
Bohn Gass também frisou que a reeleição de Graziano é um fato importante não apenas para o Brasil. “Quando percebo que homens como Graziano, que pensam assim, estão em postos chave no planeta, renovo minhas esperanças na humanidade”, concluiu o petista.
PT na Câmara
Foto: Salu Parente/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara