Faleceu na tarde deste domingo (28) em Teresina (PI) o companheiro José de Ribamar Santos. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, Ribamar foi um histórico militante na luta pela redemocratização e na organização do movimento camponês no Piauí.
Primeiro candidato pelo Partido dos Trabalhadores ao governo do estado do Piauí, Ribamar tinha 87 anos e estava internado há 21 dias, morreu em decorrência de insuficiência renal e respiratória.
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) ressaltou o exemplo de coragem, ousadia, visão e perseverança do companheiro Ribamar. “Foi nosso primeiro candidato a governador e viveu em função da estrela do PT e do movimento sindical. Ribamar foi uma pessoa respeitada por todos”, disse.
O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) lembrou que José Ribamar Santos soube assimilar as lutas urbanas e rurais. “Uma figura muito querida que mesmo doente e cego sabia estimular a militância. Ninguém pode contar a história do PT de Piauí sem falar de Ribamar Santos”, afirmou o deputado, ao lamentar a morte do companheiro.
Para o deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), a vida de Ribamar sempre mostrou muita coerência entre discurso e prática. “É fonte de inspiração para todos nós. Uma pessoa que teve uma vida dedicada a organizar os trabalhadores e teve a visão da importância de criação de um partido político como o PT”, afirmou.
Em março deste ano foi lançado o livro “Simplesmente Estrela”, que teve o prefácio escrito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e conta a história de Ribamar Santos.
Leia mais: http://www.acessepiaui.com.br/cultura/historia-de-petista-piauiense-contada-em-livro/21636.html
Jonas Tolocka