Deputados homenageiam Neide Castanha e defendem continuidade de sua luta

03-02-10-neideA assistente social e defensora dos direitos humanos Neide Castanha recebeu homenagem póstuma da Comissão de Direitos Humanos, nesta quarta-feira. Deputados, familiares, amigos e colegas de trabalho de Neide, emocionados lembraram a sua trajetória e a sua luta, principalmente no enfrentamento da violência praticada contra crianças e adolescentes. “A nossa maior homenagem à Neide é dar continuidade à sua luta por um Brasil menos injusto nesta área porque, infelizmente, ainda existe humilhação e matança de jovens no nosso país”, afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), autor da homenagem.

Na avaliação do líder petista, é “uma vergonha nacional” um país que tem o 9º PIB (produto Interno Bruto) mundial conviver com essa realidade. “Se não fossem pessoas como Neide Castanha, que acreditava que isso poderia mudar, a situação seria ainda pior. São pessoas que lutam como ela que nos faz resistir”, afirmou emocionado o deputado Ferro. Ele destacou o trabalho de Neide à frente da Fundação de Serviço Social da Secretaria de Serviço Social do governo do Distrito Federal, na época da gestão pestista. “Lembro-me bem da realidade das crianças de rua quando cheguei em Brasília e de como o trabalho da Neide proporcionou mudanças, tratando essas crianças e adolescentes com cidadania e não com assistencialismo”, afirmou Ferro. Ele lamentou que o trabalho não teve continuidade com o fim do governo do PT.

O deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos Humanos, enfatizou que Neide Castanha foi uma defensora exemplar dos direitos humanos. “Ela foi uma assistente social por vocação. A sua relação não era de piedade, mas de compreensão dos direitos e de cidadania”, afirmou. Luiz Couto destacou ainda a luta travada pela assistente social pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Outra conquista da assistente social foi a implantação do Disque Denúncia -100, para notificação de casos de violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “O grande mérito desse projeto é não ficar apenas no recebimento das denúncias, mas procurar solucionar e garantir os direitos dos jovens que estão sendo vítimas da violência”, afirmou o deputado Pedro Wilson (PT-GO), vice-presidente da CDH. Ele acrescentou que Neide é uma referência no Brasil no que diz respeito ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

O filho da assistente social, Uirá Castanha, participou da homenagem e, emocionado, afirmou que sua mãe foi mãe de muitas lutas em favor das crianças e adolescentes. “Ela deixa um currículo com muitas lutas, mas também com muitos resultados positivos. O que valeu mais a pena foi que ela viveu o suficiente para ver essas conquistas. O importante agora é dar continuidade a essa trabalho”, afirmou.

Neide Castanha uma das fundadoras do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, faleceu no último dia 26 de janeiro, vítima de câncer.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100