Parlamentares da Bancada do PT na Câmara se revezaram na Tribuna nesta quarta-feira (12) para saudar a 5ª Marcha das Margaridas, que reuniu milhares de mulheres camponesas em Brasília.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) elogiou o movimento e ressaltou a participação da presidenta da República, Dilma Rousseff no encerramento da Marcha das Margaridas na tarde de hoje no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
“Queremos registrar a participação da presidenta Dilma na Marcha das Margaridas, num evento nunca antes realizado. As mulheres que lotaram o estádio aplaudiram a presidenta e apontaram caminhos para solução das dificuldades. Essas mulheres do campo são fundamentais porque adquiriram cidadania nos governos do PT”, afirmou.
O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) ressaltou que o movimento “é uma homenagem à mulher guerreira Margarida Alves, símbolo da luta da organização das trabalhadoras mulheres no país”.
O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) também parabenizou as trabalhadoras rurais. “Quero dizer que podem contar conosco para contribuir na melhoria da qualidade de vida das trabalhadoras rurais do nosso País”.
“Na Marcha das Margaridas, as mulheres do campo mostram ao povo brasileiro a importância de construir a democracia, de construir um país cada vez mais forte e de vencer a crise”, afirmou o deputado Caetano (PT-BA).
Já o deputado Luiz Couto (PT-PB) destacou a pauta de reivindicação das mulheres camponesas que, de acordo com ele, “propõe, por questões de sobrevivência e dignidade, mudar as regras no campo para melhorar a vida das pequenas agricultoras, dos indígenas, dos sem terras, das quebradeiras de coco e quilombolas para fortalecer a democracia e dar mais vida ao povo do campo. Parabéns às Margaridas. Eu apoio todo o trabalho de vocês”, afirmou Luiz Couto.
Para o deputado Padre João (PT-MG), a Marcha das Margaridas trouxe uma “energia” importante para o país. “A nossa solidariedade e o nosso apoio à pauta das Margaridas, que trouxe uma energia muito importante, dando um basta. Os gritos na marcha são muito claros: não admitem um golpe”, disse.
Para o deputado Marcon (PT-RS), a luta das margaridas “é a nossa luta por uma sociedade melhor. Estamos juntos e apoiando suas reivindicações por uma vida melhor para todos nós”.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara