Deputados da bancada do PT na Câmara destacaram que esta segunda-feira, 8 de março, data na qual se comemora cem anos do Dia Internacional da Mulher, é um dia de reflexão e de luta.
O líder do partido na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), avaliou que o centenário do Dia Internacional das Mulheres “é uma data com um conteúdo histórico de extrema significância”. “Entendemos que é uma data de reflexão, de comemorarmos as conquistas e os avanços e uma data para refletir ainda sobre as mazelas que temos na sociedade: a violência, o machismo e as práticas de desconhecimento dos direitos das mulheres que, infelizmente, ainda existem no Brasil”, avaliou.
Entre os principais avanços conseguidos no governo Lula, Ferro citou a criação da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, que tem status de ministério, e avanços na definição de políticas públicas. “Temos ainda a consolidação de programas sociais sob a responsabilidade das mulheres, como é o caso da Bolsa Família, e, por último, a consequência desse governo que apresenta uma candidata mulher à Presidência da República, a ministra Dilma.
Sem sombra de dúvidas é uma oportunidade de, além de politicamente dar continuidade a um projeto vitorioso hoje conduzido pelo presidente Lula, quebrar preconceitos e estabelecer novos paradigmas de evolução política com a presença de uma mulher no comando da política do país. Acho que isso são fatos importantes que por si só já revelam as mudanças que imprimimos na política de gênero do país”, avaliou o líder do PT.
Ele destacou ainda a importância da busca pela igualdade de direitos, pela equiparação salarial e pela compreensão de que não existe gênero superior para merecer uma posição de destaque. “Hoje, infelizmente, prevalecem os interesses e as posições dos homens em relação à realidade das mulheres do Brasil”, afirmou.
Para o deputado Paulo Rocha (PT-PA), ainda há desafios a serem vencidos, mas candidaturas de mulheres a postos-chave na política brasileira revelam exemplos de uma trajetória feminina bem-sucedida.
Segundo o deputado Iran Barbosa (PT-SE), “a trajetória e a coragem das mulheres são exemplos de luta e de sadia transgressão, num mundo que ainda privilegia os homens em muitos aspectos”, disse. Entretanto, afirmou que, apesar do saldo positivo desse primeiro século, “a desigualdade, a opressão e a violência contras as mulheres ainda persistem em nossa sociedade”, acrescentou.
.
O deputado Carlos Santana (PT-RJ) fez uma homenagem especial às mulheres da Zona Oeste do Rio de Janeiro e defendeu mais medidas de segurança. “Nós, da Zona Oeste, que moramos em Bangu, sabemos que hoje cada vez mais há necessidade de termos uma política voltada para elas. O número de mortes maternas é forte na região”, disse.
Gabriela Mascarenhas