Repercutiu junto à bancada do PT na Câmara o lançamento da nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal, lançado pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (9), em solenidade no Palácio do Planalto.
O Líder do Governo, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou que o programa é “articulado e consistente” e é “um dos eixos da retomada do crescimento” que a presidenta Dilma Rousseff está conduzindo. “Lançamos na semana passada o Plano Safra da agricultura e da pecuária, hoje esse pacote de infraestrutura logística significa investimentos fortíssimos para os próximos anos, no dia 15 vamos lançar o Plano Safra da Agricultura Familiar, depois virá o Programa Nacional de Exportação, o Minha Casa, Minha Vida, a banda larga, enfim, existe toda uma agenda que integra o nosso esforço para a retomada do crescimento”, declarou Guimarães.
Para o deputado Enio Verri(PT-PR), o “projeto é audacioso e impacta diretamente na produtividade e competividade da economia brasileira e, consequentemente, no dia a dia dos brasileiros”.
Na avaliação do deputado Zé Geraldo (PT-PA), o programa beneficiará amplamente o estado do Pará com obras que destravarão a economia local com a interligação das regiões norte, nordeste e centro-oeste. “Isso será possível através das concessões de trechos da rodovia BR 163, mais conhecidas como Santarém-Cuiabá; a concessão da ferrovia entre Lucas do Rio Verde (MT) até o porto de Miritituba, no município de Itaituba-PA, com investimentos previstos de R$ 9,9 bilhões; a concessão do trecho da Ferrovia Norte-Sul Barcarena (PA) – Açailândia (MA) – que juntamente com o trecho de Palmas (TO) – Anápolis (GO) receberão R$ 7,8 bilhões de investimentos, além de outros tantos investimentos em portos, hidrovias e aeroportos”, disse.
O coordenador da bancada cearense, deputado José Airton Cirilo (PT-CE), destacou, no plano, a concessão do aeroporto de Fortaleza.
“Além de modernizar parte da infraestrutura do país, essa versão do programa contempla a concessão do aeroporto de Fortaleza e irá ajudar na implantação do HUB TAM, que fará o número de pousos e decolagens subir entre 20% e 25% – com os 14 voos internacionais diários e outros 18 nacionais. Para os passageiros, isso significa mais opções de voos diretos e preços possivelmente menores. A retomada do crescimento econômico fará com que aumente o investimento, emprego, renda e qualidade de vida dos brasileiros”, analisou o deputado José Airton Cirilo.
Para o deputado Caetano (PT-BA), os investimentos previstos no programa serão determinantes para a retomada do crescimento no país. “E mostram a disposição do governo Dilma de promover o desenvolvimento de maneira sustentável e voltado para a melhoria das condições de vida da população brasileira”.
Já o deputado Assis Carvalho (PT-PI) analisa que “as diversas iniciativas do maior programa de investimento em logística da nossa história vão garantir a retomada de um crescimento econômico sustentável para o Brasil, em que será preservada a inclusão social”.
PT na Câmara com assessoria dos gabinetes
Fotos: Gustavo Bezerra