Durante a reunião da Bancada do PT na Câmara nesta terça-feira (17), deputados foram unânimes nos elogios à gestão do líder José Guimarães (CE) na condução do colegiado neste ano de 2013, marcado por muitos desafios. Para a grande maioria, as vitórias só foram possíveis porque o líder soube conduzir os debates respeitando a pluralidade da bancada. A partir daí, soube construir a unidade em decisões fundamentais para dar suporte ao governo Dilma, ao projeto do PT e às necessidades parlamentares.
“Em um ano difícil, em que perdemos companheiros como Luiz Gushiken e Marcelo Deda, a Bancada do PT, sob seu comando, soube navegar no nevoeiro e escreveu capítulo importante da história do Parlamento. Seu papel foi decisivo para isso. Sua liderança unificou a bancada”, disse o deputado Márcio Macêdo ( PT-SE).
O deputado Vicentinho (PT-SP) lembrou os momentos de tensão e de tristeza vivenciados por José Guimarães, na renúncia de mandato de seu irmão, José Genoino. “Ele enfrentou um drama pessoal com coragem e galhardia. É um dos grandes líderes desta Casa”, disse o deputado. Ea deputada Luci Choinacki (PT-SC) destacou que nesses momentos difíceis Guimarães soube equilibrar razão com a emoção no enfrentamento dos grandes desafios que foram colocados.
“Seu exemplo como líder é referência pra toda a bancada”, acrescentou o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP).
O deputado Padre João (PT-MG) lembrou as reuniões que o núcleo agrário da Bancada do PT manteve com o Governo federal neste ano e que fizeram avançar as negociações para atender as demandas do campo. “Graças à sua liderança inauguramos uma nova interlocução com o governo federal”, dissePadre João.
“Sua atuação foi um bom exemplo de como se deve conduzir uma bancada parlamentar. O senhor preparou a bancada para estarmos fortes em 2014”, elogiou Fernando Marroni (PT-RS). “Parabéns pela serenidade e paciência na condução de uma bancada plural”, enfatizou Benedita da Silva (PT-RJ).
Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), “o ponto alto da atuação do líder Guimarães foi nas manifestações de rua, em junho, quando ele soube ser parceiro do Governo na defesa das políticas que a presidenta Dilma anunciou para enfrentar os desafios apresentados pela sociedade”. Ela lamentou não ter se conseguido fazer a reforma política. Também sobre as manifestações o deputado Sibá Machado (AC) disse que, naquele momento, “o líder conduziu com maestria os debates e a bancada no Congresso Nacional”.
“Atravessamos uma ano de muita tensão. Se por um lado perdemos a condução da Comissão de Direitos Humanos, criamos uma frente junto aos partidos de esquerda para mantermos este tema na pauta, com o seu apoio”, disse Janete Pietá (PT-SP).
“Reitero o papel importante do líder do PT na luta contra a perda de direitos, como na condução dos debates sobre a PEC 215, que trata da demarcação das terras indígenas”, destacou Afonso Florence (PT-BA).
O deputado Artur Bruno (PT-CE) destacou que liderança é algo que se conquista. “E você Guimarães conquistou a liderança desta bancada com muita humildade e tranquilidade”, completou.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) enfatizou que sob a liderança do deputado Guimarães a bancada foi leal ao governo sem perder a sua identidade e sem perder de vista a defesa dos projetos do Partido dos Trabalhadores.
Equipe PT na Câmara