O empate técnico entre o ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, com 34% das intenções de voto, e a ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT e aliados, Dilma Rousseff, com 31%, demonstra uma tendência de crescimento da candidatura da ex-ministra, defenderam nesta segunda-feira deputados do PT.
Os novos percentuais de intenção de voto para as Eleições 2010 foram divulgados pela pesquisa do Vox Populi neste final de semana. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi a primeira vez que a pesquisa identificou empate técnico entre os dois candidatos.
Segundo o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), a pesquisa revela que está se consolidando o crescimento da candidatura de Dilma Roussef. “A população vai, aos poucos, conhecendo mais a candidata Dilma. Mais de 40% dos entrevistados afirmam que desconhecem Dilma como candidata do presidente Lula. Na medida em que isso for mais identificado, a tendência é de ampliação das intenções de voto”, afirmou. Segundo o líder do PT, o crescimento de Dilma nas pesquisas é também uma decorrência da boa avaliação do governo, “mas é preciso sempre considerar que poderemos ter oscilações. Temos muito chão pela frente”, acrescentou.
O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) afirmou, em pronunciamento no plenário, que eleger Dilma Rousseff presidente do Brasil significa avançar mais. “Se o brasileiro desejar um Brasil em crescimento, não terá outro caminho a não ser eleger Dilma. E a importância é dupla, não só por manter o caminho que tem hoje o nosso país, mas também por ser a primeira mulher na Presidência da República”, disse Dr. Rosinha.
Ranking – Na pesquisa, Ciro Gomes, do PSB, aparece em terceiro lugar, com 10%. Marina Silva, do PV, está em quarto lugar com 5% das intenções de voto. Não quiseram ou não souberam responder somam 13%, enquanto votos nulos e brancos contabilizam 7%.
Crescimento – A candidatura Dilma vem apresentando crescimento nas últimas três pesquisas divulgadas pelo Vox Populi. Em novembro do ano passado, Serra tinha 36% das intenções de voto e Dilma 19%. Em janeiro, Serra registrou 34% e Dilma atingiu 27%.
Equipe Informes, com agências