Deputados classificam de “vergonha” permanência de Eduardo Cunha na presidência da Câmara

Marcon PJoao Waldenor Lcouto

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara estão firmes na defesa do afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Casa. Os deputados petistas afirmam que é inaceitável que um réu no Supremo Tribunal Federal (STF), por corrupção e lavagem de dinheiro, continue a frente de uma das Casas do Legislativo do país.

O deputado Marcon (PT-RS) ressaltou que a permanência de Eduardo Cunha na presidência da Câmara é “uma vergonha” para a Casa. “No Conselho de Ética, mais uma vez, foi dito que Cunha recebeu dinheiro que nunca foi declarado, que é sujo. Até quando vamos ver a política brasileira e a Câmara Federal sangrando perante a população brasileira e perante o mundo inteiro? Precisamos limpar esta Casa. Precisamos tirar o presidente da Câmara, que é corrupto, ladrão. Não existe mais nenhuma condição desta Casa ser presidida por um deputado comprovadamente corrupto. É isso que nós e o povo brasileiro esperamos”, disse.

Para o deputado Padre João (PT-MG) o STF está sendo “omisso” na análise do afastamento de Cunha da presidência da Câmara. “Quais as providências tomadas em relação ao presidente desta Casa? Quantas denúncias em relação à Cunha nas delações premiadas da Operação Lava-Jato e no próprio Conselho de Ética? E Cunha vem obstruindo, seja no Conselho de Ética, seja em não acatar a decisão do Supremo para instalar a Comissão do Impeachment do Vice-Presidente da República, Michel Temer. Então, o STF está sendo omisso em relação ao afastamento de Eduardo Cunha”, reiterou.

Também reafirmou que a permanência de Eduardo Cunha é insustentável o deputado Waldenor Pereira (PT-BA). “O presidente desta Casa é réu no STF, por uma decisão unânime. E este Parlamento, presidido por um réu acusado de corrupção, é o tribunal que julga uma presidenta da República honesta, honrada e decente, e sobre quem não existe nenhuma denúncia, absolutamente nenhuma, porque ela não cometeu crime de responsabilidade”.

Já o deputado Luiz Couto (PT-PB) ressaltou que Eduardo Cunha “é réu, não apenas por um inquérito, nem dois, nem três, nem quatro, nem cinco. São seis inquéritos a que ele responde por crime de corrupção, por lavagem de dinheiro, por contas em paraísos fiscais. E ele continua nesta Casa?”, indagou o petista.

É preciso, acrescentou Luiz Couto, “fazer com que o STF possa decidir e dizer: afaste esse homem. Ele não pode continuar presidindo esta Casa, porque não é digno da função que deve exercer como Parlamentar e como Presidente da Câmara”.

Gizele Benitz

Fotos: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também