Deputado ressalta Censo 2010 e destaca número de homossexuais declarados

SBarradas_CarneiroEm pronunciamento no plenário da Câmara, o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) destacou a nova cara do Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo 2010.
“Os dados do Censo, divulgados pelo IBGE, revelam um novo retrato do país”, disse o deputado, lembrando que agora o Brasil, com seus quase 191 milhões de habitantes, “está menos branco, mais velho, mais feminino e mais alfabetizado”.

De acordo com o Censo 2010, pela primeira vez, o percentual de pessoas que se declararam brancas caiu abaixo da metade, 47,7%. Em 2000, a participação de pessoas com 65 anos ou mais chegava a 5,9% e, em 2010, essa participação cresceu para 7,4%. O Censo 2010 também revela que para cada 100 mulheres há 96 homens no país e que a taxa de analfabetismo caiu de 12,8%, em 2000, para 9%, em 2010. A taxa de domicílios com rede de esgoto subiu para 55,4%, enquanto a energia elétrica já alcança 98,7% dos domicílios.

Outro número revelado pelo Censo e citado por Sérgio Barradas Carneiro é o de que 60 mil casais homossexuais declararam-se ao Censo. “Essas pessoas que são fato social no País, reconhecidas pelas Defensorias Públicas, pelo Ministério Público, pelo Poder Judiciário e pelo Poder Executivo, por intermédio da declaração conjunta de imposto de renda e do deferimento, da pensão do INSS, só não são reconhecidas ainda por esta Casa”, disse o deputado.
(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também