O deputado Fabiano Horta (PT-RJ) ocupou a tribuna da Câmara para manifestar perplexidade diante das 100 primeiras horas de Governo provisório Temer. “Nessas 100 horas iniciais, temos observado uma afronta absoluta e permanente contra toda uma política social construída nos últimos 13 anos e que tem deixado marcas muito claras”, disse.
Ele citou vários retrocessos que revelam a natureza “obscura desse Governo provisório”. Um deles, a redução do papel da mulher nas esferas de poder, num ministério formado apenas por homens. Lembrou Fabiano Horta as contribuições para a inclusão das minorias que as mulheres deram ao país, principalmente nos Governos Dilma e Lula. “Queríamos rechaçar essa postura de excluir a presença da mulher, o que, sem dúvida nenhuma, é um grande retrocesso na contemplação das políticas públicas brasileiras”.
Fabiano Horta também ilustrou como decisão condenável a extinção do Ministério da Cultura, mais um retrocesso. “O que me chamou mais a atenção nessas 100 horas iniciais, sem dúvida nenhuma, foram as manifestações Brasil afora. Alguns espaços relacionados à cultura foram ocupados por artistas e por participantes de movimentos sociais, culturais, para repúdio e perplexidade por conta dessa iniciativa”, disse.
“Queria aqui somar minha voz às milhares de vozes de artistas, de músicos, de produtores culturais e da sociedade que têm ecoado, acima de tudo, em favor da cultura como instrumento de fomento à democracia, de complementação e de avanço do processo democrático brasileiro”, enfatizou .
Para o deputado do PT, além de simbólicas, estas ações iniciais revelam que o Governo Temer sinaliza compromisso com o mercado financeiro, com o financismo, ao retroceder a dimensão dos avanços na cultura, no plano social, alcançada nos últimos 13 anos. Na sua avaliação, diante disso, as lutas sociais serão muito intensificadas. “Tenho certeza de que serão mantidos os avanços sociais do Governo Lula e do Governo Dilma, construídos em conjunto com o povo brasileiro”, finalizou .
PT na Cãmara
Foto: Assessoria Parlamentar