Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Zé Geraldo (PT-PA) destacou na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (14), a iniciativa do governo federal em promover a Caravana Pátria Educadora. Ele frisou que essa inciativa visa desenvolver ações de combate ao racismo no País. O parlamentar acredita que a implementação de procedimentos que unam inclusão racial e combate ao racismo, com foco na juventude negra, é um dos grandes passos do governo no sentido da democratizar o acesso à cidadania dessa parcela da população brasileira.
O deputado lembrou que a Caravana começou nos estados do Maranhão e Pará. “São os estados que apresentam os quadros mais severos de desigualdade no País”, reconheceu Zé Geraldo. Esse reconhecimento é embasado pela pesquisa divulgada em 2014, que mede Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial e que revelou o Norte e Nordeste como as regiões que apresentam índice acentuado de violência e desigualdade. Esse levantamento foi feito pela Secretaria-Geral da Presidência da República em conjunto com a Secretaria Nacional de Juventude e o Ministério da Justiça.
Para Zé Geraldo, o diferencial do projeto encontra-se na sua articulação com o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Ele explicou que esse sistema representa o eixo implementador de políticas e serviços de combate à desigualdade em todo o País. Com essa articulação, destacou o petista, o fluxo de informações e as demandas passam a dialogar com as necessidades específicas de cada realidade local.
“A Caravana Pátria Educadora democratiza o acesso ao Sinapir, o que significa garantir direitos e dar espaço à população e movimentos sociais para interagir com as autoridades”, destacou.
Benildes Rodrigues