A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promoveu nesta quarta-feira (8), audiência pública para apresentação dos relatórios produzidos pela Plataforma Brasileira dos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca).
Para o deputado Pedro Wilson (PT-GO) o caminho para corrigir as violações e distorções apontadas pelo relatório está na melhor distribuição de recurso.
“É preciso colocar rubrica no Orçamento da União e no Plano Plurianual. Com o aporte financeiro nessas duas peças orçamentárias, pode-se promover a cultura de direitos e, assim, contribuir para a efetivação dos direitos humanos no país.
O deputado lembrou que para se chegar a esse objetivo é necessária a presença do Estado. “O que precisamos é da vontade do Estado em fazer justiça social e colocar recursos nos projetos sociais para melhorar a educação, a moradia, a reforma agrária e para geração de energia menos poluente”, disse.
Ele disse ainda que o espaço de debate promovido pela CDH permite analisar e avaliar ações como o da Plataforma Dhesca. Segundo ele, a discussão contribui para o conhecimento da realidade brasileira.
“Essa audiência renova um espaço de discussão e apresenta críticas, o que para nós é importante, no sentido da busca pelas políticas públicas que vão em direção dos direitos humanos, não apenas como propostas, não só no discurso, mas que as transforme em ação concreta”.
Benildes Rodrigues