Deputadas do PT repudiam e querem impedir visita de Julien Blanc ao Brasil

ROSARIO-IRINI-IARA

Parlamentares do PT se mobilizam para barrar a entrada no Brasil de Julien Blanc, estadunidense que viaja pelo mundo oferecendo “cursos” sobre como “conquistar” garotas através de “táticas” consideradas machistas e estimuladoras da violência contra as mulheres.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) defendeu em pronunciamento no plenário que o Itamaraty impeça a entrada no Brasil de Julien Blanc. De acordo com a parlamentar petista, o mesmo “promove cursos para incentivar e promover a apologia à violência sexual contra as mulheres, algo criminoso”.

“Julien Blanc tem realizado em vários lugares do mundo, sob fortes críticas, cursos voltados a incentivar práticas que chegam ao estupro, utilizando para isso as redes sociais. Então, suas aulas, seu incentivo e apologia ao estupro e à violência contra mulheres e meninas não são de interesse nacional”, afirmou Maria do Rosário.

A parlamentar petista informou ainda que encaminhará ao ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, solicitação para que seja negado o visto do americano. “Não podemos esquecer que a prática de incentivo ao estupro constitui, por si só, um crime previsto no art. 287. Sendo o crime de estupro um crime no Brasil, podemos utilizar perfeitamente o art. 3º do Estatuto do Estrangeiro, que afirma que a concessão de visto e a sua prorrogação ficarão sempre condicionadas aos interesses nacionais”, explicou Maria do Rosário.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES) se somou à mobilização e divulgou em suas contas nas redes sociais uma petição online organizada para impedir que Blanc entre ao Brasil. No fim da tarde desta quinta-feira (13), o abaixo-assinado contava com mais de 277 mil assinaturas. “A presença deste senhor no Brasil é inaceitável. Já seria se a situação brasileira fosse de profundo respeito às mulheres, mas o quadro não é esse, pois identificamos um aumento dos casos de estupro e de violência contra a mulher. E todas as palestras que ele dá estimulam a violência sexual. Por isso repudiamos a sua vinda para o Brasil e a bancada feminina acionou o Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências que impeçam que este senhor tenha autorização para entrar no Brasil”, explicou Iriny, lembrando que ele já foi deportado da Austrália e enfrenta processo para negação de visto no Reino Unido.

Para a deputada Iara Bernardi (PT-SP), já são bastante altos os índices de violência contra mulheres no Brasil e não podemos aceitar que uma pessoa venha ao País para estimular essa prática. “Nós temos mecanismos legais para impedir a entrada desse cidadão, que é persona non grata no País. Já são muito graves e numerosos os casos que temos de violência contra as mulheres, construímos uma legislação que é referência internacional, a Lei Maria da Penha, e não vai ser uma pessoa como essa que vai vir aqui para incentivar uma forma de violência que já existe nas ruas, nos lares, no trabalho e também na Internet e nas redes sociais”, afirmou Iara.

Confira e assine a petição contra a visita de Julien Blanc:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Policia_Federal_Brasileira_Explusao_de_Julien_Blance/sign/?aaCqJhb

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também